Evento é gratuito e vai apresentar tecnologias e pesquisas sobre a produção de maracujá em transição orgânica; interessados devem se inscrever até segunda-feira (19)
Cibele Chacon – da redação
Produtores rurais, estudantes e técnicos da região têm até segunda-feira (19) para se inscrever na próxima Tarde de Campo promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Paranavaí. A atividade acontece na terça-feira (20), das 13h às 17h, na Estação de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, com o tema “A produção do maracujá em Transição Orgânica”.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias para participar. O evento é voltado a quem busca conhecer as últimas pesquisas e tecnologias voltadas ao cultivo do maracujá com foco na transição agroecológica e no uso de práticas sustentáveis. A proposta é contribuir para o desenvolvimento da agricultura local por meio da educação continuada e da troca de experiências.
As Tardes de Campo são tradicionais ações de extensão rural realizadas pelo IDR-Paraná, com o objetivo de aproximar o conhecimento técnico-científico dos produtores e da comunidade envolvida com o setor agrícola. Durante a programação, os participantes terão acesso a informações práticas e atualizadas sobre produção de mudar, sistema de produção e mercado.
A Estação de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, onde será realizado o evento, é uma referência regional no desenvolvimento de soluções para a agricultura sustentável, e abriga experimentos que auxiliam no avanço da fruticultura e demais cadeias produtivas.
Segundo o gerente regional do IDR-Paraná, José Jaime de Lima, a escolha do tema está diretamente ligada ao potencial da região para a fruticultura. “A região Noroeste tem um potencial de produção de fruticultura muito alto, então a intenção nossa é fazermos vários eventos. Nós já fizemos um de abacaxi, agora vamos fazer este de maracujá, para ir mostrando primeiro o potencial que tem de produção e de renda, especialmente porque a fruticultura dá uma renda alta numa área pequena, que seria até desejável pensando nos pequenos produtores”, explicou.
Além do aspecto econômico, o gerente enfatiza a importância de práticas agrícolas mais sustentáveis. “Nós vamos frisar ali essa importância da gente trabalhar de forma mais agroecológica. Não vou dizer que seja orgânico, que não vai ter nenhum produto, por exemplo, mas de forma que a gente possa substituir alguns produtos mais agressivos para o meio ambiente por produtos menos agressivos. E aí você vai trabalhando de forma mais agroecológica e, quem sabe, até chegar num ponto de termos aí a questão da produção orgânica”, afirma.
Interessados em participar devem garantir sua vaga até a segunda-feira (19), entrando em contato com o IDR-Paraná de Paranavaí para efetuar a inscrição de maneira gratuita pelo (44) 3421-2800.