Nos dias 14 e 15 de setembro, aconteceu em Genebra, Suíça, a 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), sob o tema “Cooperação para a Capacitação e Avaliação da Agenda 2030 no Serviço Público”. As servidoras Vivian Feldens Cetenareski e Simone Cardoso Rufca, da Escola de Gestão Pública (EGP), representaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no evento e apresentaram o projeto “Jovem no Controle”, nas modalidades Cooperação Prestada e Cooperação Recebida.
O primeiro dia de atividades ocorreu na Universidade de Genebra, com diversas palestras de autoridades nacionais e internacionais no assunto, que apresentaram casos de sucesso e os desafios nas ações de avaliação de Políticas Públicas. O segundo dia foi focado no compartilhamento de experiências, rodas de discussão e acordos de cooperação entre a comunidade internacional e as escolas de governo do Brasil.
Além de conhecer vários projetos desenvolvidos por outras escolas de Governo, que a EGP tem interesse em levar para dentro do Tribunal, o resultado imediato do evento foi o estabelecimento de intenção de parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, representada no evento pela ministra Andréia Cristina Nogueira Rigueira.
O projeto “Jovem no Controle” surgiu em 2018, numa iniciativa conjunta com o Tribunal Regional Eleitoral, com outra denominação e consistia basicamente na gravação e exibição de vídeos para estimular os jovens sobre participação na vida pública. Posteriormente, na gestão seguinte, foi firmado convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e palestras passaram a ser feitas nos colégios da entidade. Já, em 2022, um convênio assinado com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), levou o projeto à rede pública de ensino a partir do treinamento de professores sobre questões relacionadas com o controle externo. Esta cooperação está sendo renovada pela atual gestão.
SAEG – A SAEG é um evento realizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
A 6ª Edição da SAEG teve como foco criar um espaço de negociações entre as escolas de governo junto à comunidade internacional, para apresentação das boas práticas das escolas de governo nacionais, além de oportunizar o pedido de cooperação estrangeira.
Entre os objetivos desta edição esteve a discussão sobre como a cooperação internacional pode contribuir para que as instituições cumpram a Agenda 2030 no serviço público brasileiro, e evidenciem o papel das escolas de governo nesse propósito.