(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARECERES PRÉVIOS

TCE-PR atesta regularidade das contas da Prefeitura de Paranavaí em 2020 e 2021

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) atestou a regularidade das contas da Prefeitura de Paranavaí em 2020 e 2021. Os pareceres prévios foram encaminhados à Câmara de Vereadores para as devidas análises.

O TCE-PR chegou a identificar problemas na aplicação de recursos da Educação em 2021. O índice mínimo de 25% em manutenção e desenvolvimento do ensino básico não foi atingido naquele ano.

Diante do quadro, a opinião da Coordenadoria de Gestão Municipal opinou pela emissão de parecer prévio no sentido de irregularidade das contas com aplicação de multa aos gestores.

O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) respondeu os questionamentos alegando que as dificuldades enfrentadas durante a crise sanitária da Covid-19 levaram ao fechamento de escolas e à redução de carga horária e dos serviços de transporte.

A defesa também afirmou que a Emenda Constitucional 119/2022 estabeleceu que a compensação financeira dos recursos aplicados abaixo do índice mínimo poderia ser realizada até 2023.

A argumentação levou a Coordenadoria de Gestão Municipal a mudar o posicionamento; “não caberia a responsabilização do Município e dos agentes públicos em razão da não aplicação do índice mínimo de 25% na educação básica, concluindo pelo afastamento da restrição sem adentrar no mérito da defesa apresentada”, explica o relatório do TCE-PR.

Sendo assim, a unidade opinou pela regularidade das contas relativas a 2021.

Câmara de Vereadores – Os acórdãos do Tribunal de Contas chegaram à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara de Vereadores de Paranavaí, que enviou ofício para o prefeito KIQ abrindo espaço caso queira apresentar considerações sobre a prestação de contas dos dois anos. O prazo para se manifestar é de 10 dias.

Tudo indica que a CFO emitirá parecer corroborando os apontamentos do TCE-PR. O texto servirá como base para o decreto legislativo, levado então para apreciação no plenário da Câmara de Vereadores. Caberá aos parlamentares a decisão de aprovar ou reprovar as contas do Município referentes aos exercícios financeiros de 2020 e 2021.

A previsão é que os trâmites sejam concluídos dentro de um mês.

Comissão de Finanças e Orçamento emitirá parecer que embasará decreto legislativo sobre as contas do Município
Foto: Thamela Quirino

Compartilhe: