A assinatura de um convênio com a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte marcará a solenidade em comemoração aos 75 anos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, nesta quinta-feira (2 de junho), a partir das 9h30. A parceria será assinada pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, e o secretário Renato Feder. Outras autoridades participarão da cerimônia. O órgão foi criado em 2 de junho de 1947.
TCE-PR e SEED vão capacitar 600 mil alunos e professores de escolas estaduais, de ensino fundamental e médio, no tema do controle social sobre a administração pública, a partir da inclusão de disciplinas específicas no currículo. O projeto, intitulado “Jovem no Controle”, busca formar agentes multiplicadores para motivar a participação da sociedade na fiscalização da aplicação dos recursos e no acompanhamento da formulação de políticas públicas por parte dos órgãos estaduais e municipais do Paraná.
A Escola de Gestão Pública do TCE-PR vai ofertar cursos na modalidade ensino a distância (EAD) em disciplinas como Educação Financeira, Matemática, Sociologia e Cidadania, formando futuros fiscais do correto emprego do dinheiro público.
Palestra e homenagem – Além do presidente do TCE-PR e do secretário estadual de Educação, a solenidade terá a palestra do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Paraná (AMP), José Aparecido Weiller Júnior, prefeito de Jesuítas (Oeste do Estado), mais conhecido como Júnior Weiller.
Presidente do TCE-PR por três vezes, o atual decano da Corte, conselheiro Nestor Baptista, receberá homenagem por um dos atos que marcaram uma de suas gestões: a criação, em 2008, da Escola de Gestão Pública. Apenas no ano passado, a EGP capacitou mais de 200 mil agentes públicos e cidadãos.
O conselheiro, que no próximo ano deixa ao Tribunal, ao atingir a idade de aposentadoria compulsória, é advogado, jornalista e radialista e participou de diversos momentos marcantes da história política paranaense. Além de ter sido o último locutor da Rádio Iguaçu, em 1977, foi constituinte estadual em 1989, líder do governo Alvaro Dias, do governo e da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. Em 1978 foi o deputado estadual mais votado de Curitiba.