(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANÁ

TCE-PR reforça que piso do magistério é obrigatório em todos os entes públicos

O pagamento do piso salarial nacional dos profissionais do magistério, estabelecido pela Lei nº 11.738/2008, precisa ser respeitado por todos os entes da federação – ou seja, pela União, estados, Distrito Federal e municípios. O entendimento foi reforçado pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) ao julgar procedente Denúncia formulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sarandi (Sismus) contra a prefeitura desse município da Região Metropolitana de Maringá.

Conforme a entidade denunciante, o órgão estaria remunerando alguns professores com valores inferiores ao piso, o que foi posteriormente confirmado pela Corte. Diante disso, foi expedida determinação à prefeitura para que, em até 30 dias, comprove que reajustou os salários dos servidores que estão recebendo abaixo do mínimo legal a, pelo menos, o valor do piso. O prazo passará a contar a partir do trânsito em julgado da decisão, da qual cabe recurso.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, seguiu o posicionamento adotado na instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do Tribunal e no parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) a respeito do caso.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 14/2022, concluída em 13 de outubro. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 2489/22 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 19 do mesmo mês, na edição nº 2.857 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Compartilhe: