Nessa semana técnicos da Itaipu Binacional de Foz do Iguaçu estiveram no município de Loanda para uma reunião com representantes da Prefeitura. O intuito da visita foi a avaliação das erosões do Emissário Água da Mina. Também estiveram presentes os técnicos de Curitiba do IAT (Instituto Água e Terra) que apresentaram os projetos de recuperação das erosões em busca de parceria com a Itaipu Binacional para realização das obras.
“Segundo os técnicos da Itaipu essa foi maior erosão já vistoriadas por eles. Nessa reunião muito produtiva foram solicitados alguns ajustes no projeto. Entre eles a implantação de um parque com plantação de árvores, pista de caminhada, playground, academia e etc”, declarou o prefeito de Loanda Zé Maria.
Essa será uma obra gigantesca com a realização de canal fechado com custo estimado em aproximadamente R$ 35 milhões. “Com a realização desse serviço pretendemos acabar de vez com o problema da Erosão. Cremos que muito em breve já poderemos apresentar os projetos e anunciar mais essa tão sonhada obra. Acreditamos que, unindo as forças Municipais, estaduais e federais nos possibilitarão chegar ao tão sonhado objetivo que é acabar com o problema da erosão de uma vez por todas e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, complementou o prefeito.
Além de prejuízos para a natureza, a erosão do solo traz diversos malefícios socioeconômicos para o ser humano, entre eles deslizamentos de terra, mortes, redução da biodiversidade, enchentes, redução da área de plantio, entre outros.