(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Tecpar formaliza parceria com o Ministério da Saúde para fornecimento de vacinas humanas
Foto: Hedeson Alves/TECPAR
Tecpar formaliza parceria com o Ministério da Saúde para fornecimento de vacinas humanas Foto: Hedeson Alves/TECPAR

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tecpar firma parceria com o Ministério da Saúde para fornecer vacinas

Com dois projetos aprovados, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o único laboratório público fornecedor de vacinas contra a raiva humana e varicela para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde (MS) formalizou nesta segunda-feira (24) o acordo de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Tecpar e demais laboratórios públicos selecionados para fornecer produtos estratégicos para o SUS.

O abastecimento de vacina antirrábica humana se dará por meio da parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, enquanto a produção da vacina da varicela contará com a participação da Sinovac e da multinacional brasileira Eurofarma.

A solenidade de assinatura dos Termos de Compromisso aconteceu durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), em São Paulo, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, assinou o acordo do

“Mantemos sempre o nosso compromisso com a população para ofertar a melhor assistência, com profissionais qualificados e tecnologia de ponta. Essas parcerias significam um novo marco regulatório para a produção de tecnologias de saúde no Brasil”, disse o ministro da Saúde. “Utilizamos o poder de compra do SUS para fomentar a soberania, reduzindo a dependência do mercado externo e garantindo cada vez mais o acesso a medicamentos, vacinas e equipamentos na rede pública de saúde do Brasil. O SUS está cada vez mais fortalecido”, destacou.

Para o diretor-presidente do Tecpar, a formalização da PDP fortalece a contribuição do instituto junto ao Complexo Econômico-Industrial do País, reforçando sua vocação histórica como fornecedor de produtos essenciais para a saúde pública. “Essa nova frente de atuação assumida pelo Tecpar também vai fortalecer a indústria da Saúde no Paraná, trazendo desenvolvimento tecnológico, científico e econômico. Para isso, já estamos construindo um novo câmpus em Maringá, no Noroeste do Estado, que será usado para a produção das vacinas, fruto do processo de transferência de tecnologia”, salienta.

No mês de novembro, a obra de implantação da infraestrutura do Parque Tecnológico Industrial da Saúde em Maringá alcançou 50% de execução e segue avançando com a expectativa de ser finalizada até 2026. A intenção é que as duas vacinas contempladas na PDP – contra raiva humana e contra varicela – sejam fabricadas na cidade do Noroeste do Paraná.

Como funciona – O Programa de PDP é uma política pública que visa a transferência de tecnologia de laboratórios privados para um laboratório público, com o objetivo de fabricar determinado medicamento em território nacional.

Nessa parceria tríplice, o Ministério da Saúde atua como regulador do programa e comprador do medicamento, enquanto o laboratório público trabalha como incubador da tecnologia no Brasil. As empresas parceiras são responsáveis por fornecer o produto por determinado período, até a transferência da tecnologia para a produção nacional.

Compartilhe: