Com o apoio do Governo do Estado, Curitiba receberá a 8ª edição do Data Science Summit Brasil 2025 (DSSBR), um dos maiores congressos sobre ciência de dados, inteligência artificial (IA) e computação quântica do Brasil. Promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o evento anual acontece entre 28 e 31 de outubro, no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento.
O congresso é direcionado a profissionais de dados e IA, especialistas em tecnologia, gestores públicos e privados, startups, empreendedores, comunidade acadêmica, governos, entidades ligadas à tecnologia e IA, e todos que desejam ficar atualizados sobre a ciência de dados e as mais recentes tendências tecnológicas.
A programação reunirá profissionais de destaque no cenário tecnológico nacional e mundial, para compartilhar conhecimento e fomentar negócios no ecossistema de dados com uso de Big Data e IA. Serão quatro dias de imersão, com cerca 70 palestrantes que se revezarão em mais de 90 apresentações e painéis voltados a desenvolvedores e temas como computação quântica, business, jurídico, equidade, agronegócio, governo, saúde e mobilidade.
O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, salienta a importância do evento para estimular o avanço científico, a inovação e competitividade no Paraná, especialmente nas áreas de ciências de dados, inteligência artificial e tecnologias emergentes.
“Ao promover um congresso deste porte e relevância, o Tecpar contribui para posicionar o Paraná na vanguarda da inovação científica e tecnológica. Isso acontece porque a presença de especialistas nacionais e internacionais atrai cada vez mais participantes ao evento, o que fomenta o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa, publicações acadêmicas e projetos inovadores”, afirma.
Programa – O painel contará com a participação da professora doutora Rosângela Stankowitz, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR); da professora doutora Gisele Onuki, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); da professora especialista Ivânia Ramos dos Santos, diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi); e da professora doutora Helena Salim de Castro, assessora de Relações Institucionais e Cooperação Internacional na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
Diante do avanço da inteligência artificial e da necessidade de desafios regulatórios sobre o tema no Brasil e ao mundo, o advogado Pedro Andrade Guimarães Filho trará, no painel jurídico, uma análise crítica do Projeto de Lei 2.338/2023, aprovado pelo Senado, que pretende estabelecer o marco legal da IA no país. Em sua apresentação, ele vai explorar os impactos práticos do projeto, seus riscos, avanços e omissões, e propor caminhos para um equilíbrio entre proteção e liberdade de inovação.