(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A médica pediatra Agnes Andrade atende na ICT Clínica, em Paranavaí
Foto: Frederico Junglaus
A médica pediatra Agnes Andrade atende na ICT Clínica, em Paranavaí Foto: Frederico Junglaus

PEDIATRA EXPLICA

Tem dúvidas sobre o banho do bebê? Veja recomendações médicas sobre os cuidados com recém-nascidos

Entre os cuidados essenciais com um bebê, a hora do banho ainda é uma das práticas que geram muitas dúvidas nos pais, especialmente entre os de primeira viagem. Quando dar o primeiro banho? Como saber a temperatura ideal? Qual a melhor forma? Quais produtos utilizar? Os questionamentos são muitos. 

Para sanar algumas das principais dúvidas, o Diário do Noroeste ouviu a médica pediatra Agnes Andrade, que separou dicas sobre o assunto para que pais e mães se sintam mais seguros e possam desfrutar do momento ao lado dos filhos. 

  • Quando dar o primeiro banho do bebê?

Segundo a especialista, o ideal é que o primeiro banho do recém-nascido seja realizado após 24 horas do nascimento. Nos casos em que isso não for possível – por razões culturais ou outros motivos -, a recomendação é adiar o contato com a água por pelo menos 6 horas.

A médica explica que esse tempo é importante para que o bebê alcance a estabilidade da temperatura corporal. “A exceção são crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV, em que o primeiro banho deve ser realizado o mais precocemente possível, na tentativa de reduzir o risco de transmissão da doença”, detalha.

  • Qual a melhor forma de dar banho no bebê?

De maneira geral, a orientação dos pediatras é que o bebê tome banho por imersão, por um período de cinco a 10 minutos. Nessa técnica, utiliza-se banheira com água até a cintura da criança. O método é a alternativa que promove menor perda de calor e proporciona mais conforto ao recém-nascido. 

“Uma boa dica é enrolar o bebê em uma fralda de pano, para ir descobrindo aos poucos, e reduzir o estresse do momento”, aconselha. 

  • Qual a temperatura ideal do banho?

A temperatura da água deve estar entre 37°C e 37,5°C. Mas atenção, é preciso medir cuidadosamente para evitar queimaduras no bebê. 

Também é necessário ter cuidado com a temperatura do ambiente onde o banho será dado. Em lugares frios, a orientação é ter o suporte de aquecedores para criar um clima agradável. 

  • É necessário remover o vérnix do bebê? 

De acordo com a pediatra, o vérnix caseoso é uma substância esbranquiçada e gordurosa que protege e hidrata a pele do recém-nascido, permitindo a maturação. Por isso, não é necessário, nem recomendado, remover o vérnix intencionalmente. “Ele se desprenderá sozinho ao longo dos banhos do bebê.”

  • Qual a frequência ideal de banho do bebê?

É permitido dar banho diariamente no bebê. Porém, também é possível realizar de duas a três vezes por semana quando feita a higienização correta das pregas, do coto umbilical e da área de fraldas. 

  • Quais produtos devo utilizar? Posso usar hidratante? 

A médica esclarece que a opção deve ser por produtos de limpeza suaves, sempre destinados aos cuidados com a pele do bebê e que não alterem significativamente o pH fisiológico ácido da pele. “Os sabonetes líquidos infantis sem perfume, e especialmente os sindets, são os mais recomendados”, indica. 

Também está liberado o uso de hidratantes, mesmo logo após o nascimento do bebê. A orientação é que o produto seja aplicado após o banho, diariamente ou pelo menos três vezes na semana.

Deve-se atentar à escolha do cosmético para não causar irritação. A preferência é para produtos destinados à faixa etária, hipoalergênicos e sem perfumes. 

A médica pediatra também indica que os pais coloquem uma música de fundo para acalmar o bebê e ajudar a criar o clima ideal. Ao longo do preparo da criança, é importante falar em voz alta tudo o que vai acontecer para que o bebê fique tranquilo. 

Outra dica é separar todos os produtos e acessórios que serão utilizados e deixá-los à mão antes de colocar o bebê na água e nunca deixar a criança sozinha na banheira.

SERVIÇO

Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)

Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí

Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294

Instagram: @agnes.pediatra

Compartilhe: