ADÃO RIBEIRO
Adao@diariodonoroeste.com.br
É fato que a Região Noroeste debate a possibilidade de uma dobradinha reunindo Tião Medeiros para deputado federal e Delegado KIQ para estadual no ano que vem. Medeiros, vitorioso por dois mandatos, está em conversação sobre a eventual mudança de Curitiba para Brasília, buscando viabilidade e apoios. Sua postura ousada desencadeia um processo político/eleitoral que abre, em teoria, uma vaga na Assembleia Legislativa e KIQ seria o “herdeiro” dessa cadeira, fruto da liderança conquistada e reafirmada na reeleição consagradora para a Prefeitura em 2020 com mais de 64% dos votos. Mas, como diz o próprio gestor, a situação (candidatura) tem que ser definida “mais pra frente”, pois tudo na política muda. Na última quinta-feira (10), o prefeito recebeu a reportagem do Diário do Noroeste e falou sobre vários assuntos políticos e administrativos.
Embora entenda que este é o momento favorável, a prudência de Carlos Henrique Rossato Gomes, o Delegado KIQ (37 anos completados em março), tem razão de ser. Para viabilizar o projeto, ele teria que renunciar ao cargo de prefeito até abril de 2022, ou seja, faltando dois anos e nove meses para a conclusão do mandato. O gestor afirma que essa decisão tem um fator favorável: a absoluta confiança no vice-prefeito Pedro Baraldi. Também aponta a organização do município com planos e projetos definidos. “Estamos em velocidade de cruzeiro”, cita, numa analogia à aviação, indicando ambiente de segurança.
Mesmo sem uma pesquisa sistematizada, informalmente muitos dos seus eleitores dão apoio. Como diz o próprio KIQ, não é uma decisão fácil, especialmente levando em conta o curto espaço de tempo para realizar algumas obras previstas, atrasadas pela pandemia de Covid-19, que exigiu atenção e aporte financeiro do município.
Para se ter ideia do peso da pandemia, o município entrou 2021 com um superávit de R$ 10 milhões para investimentos. O dinheiro está sendo aplicado no atendimento aos pacientes de Covid-19. No hospital instalado na Unidade Morumbi da Santa Casa, por exemplo, são consumidos R$ 600 mil mensais. “Ainda bem que temos o dinheiro, fruto de contingenciamentos que fizemos em 2020”, detalha.
Detalhando – Voltando ao aspecto político, KIQ antecipa que estará com Tião Medeiros em qualquer cenário. “Ele é meu candidato para federal ou estadual”, resume.
Quanto ao próprio futuro na política, um fator emocional pesa na decisão do prefeito: a família. KIQ se emociona ao lembrar que tem um filho recém-nascido e duas filhas de 11 e 6 anos. “Quero estar mais presente”, cita, expondo que o trabalho como policial (delegado) o levou a ser ausente em muitos momentos na vida das duas filhas. Um mandato de deputado estadual exigiria um esforço constante para estar em Curitiba e Paranavaí, reduzindo o tempo de vivência em família.
Ele diz ainda que não tem o sonho de ser deputado, assim como não sonhou ser prefeito. “Foi acontecendo. Se tiver que ser, também vai acontecer no seu momento certo e o momento certo agora é o meu momento”, reforça.
Outros posicionamentos políticos – O prefeito paranavaiense tem uma ideia definida sobre os apoios que dará nas eleições majoritárias do ano que vem. No plano federal, acredita na confirmação do cenário polarizado entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em caso de confirmação, estará com o atual ocupante do Palácio do Planalto. No plano estadual, adverte que o seu partido (Podemos) continua avaliando a situação. Caso o partido não tenha candidato, entende que será natural o apoio ao atual governador – Ratinho Júnior. Ainda no Podemos, ele vê a possibilidade de o ex-juiz Sérgio Moro pleitear uma vaga ao Senado. Teria o seu apoio. Na confirmação dessa hipótese, o atual senador Álvaro Dias desistiria de renovar o mandato que exerce desde 1999, já que também pertence ao Podemos. Nas próximas eleições haverá apenas uma vaga para o Senado.
(O conteúdo aqui publicado é parte de uma reportagem ampla. O prefeito falou sobre as obras prioritárias, projetos para a cidade e investimentos em ação social. Publicaremos na sequência, como forma de valorizar cada item destacado. Parte da entrevista contou com a participação do vice-prefeito Pedro Baraldi).