(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

“Tem que ser definida mais pra frente”, diz KIQ sobre candidatura a deputado estadual

ADÃO RIBEIRO
Adao@diariodonoroeste.com.br

É fato que a Região Noroeste debate a possibilidade de uma dobradinha reunindo Tião Medeiros para deputado federal e Delegado KIQ para estadual no ano que vem. Medeiros, vitorioso por dois mandatos, está em conversação sobre a eventual mudança de Curitiba para Brasília, buscando viabilidade e apoios. Sua postura ousada desencadeia um processo político/eleitoral que abre, em teoria, uma vaga na Assembleia Legislativa e KIQ seria o “herdeiro” dessa cadeira, fruto da liderança conquistada e reafirmada na reeleição consagradora para a Prefeitura em 2020 com mais de 64% dos votos. Mas, como diz o próprio gestor, a situação (candidatura) tem que ser definida “mais pra frente”, pois tudo na política muda. Na última quinta-feira (10), o prefeito recebeu a reportagem do Diário do Noroeste e falou sobre vários assuntos políticos e administrativos.

Embora entenda que este é o momento favorável, a prudência de Carlos Henrique Rossato Gomes, o Delegado KIQ (37 anos completados em março), tem razão de ser. Para viabilizar o projeto, ele teria que renunciar ao cargo de prefeito até abril de 2022, ou seja, faltando dois anos e nove meses para a conclusão do mandato. O gestor afirma que essa decisão tem um fator favorável: a absoluta confiança no vice-prefeito Pedro Baraldi. Também aponta a organização do município com planos e projetos definidos. “Estamos em velocidade de cruzeiro”, cita, numa analogia à aviação, indicando ambiente de segurança.

Mesmo sem uma pesquisa sistematizada, informalmente muitos dos seus eleitores dão apoio. Como diz o próprio KIQ, não é uma decisão fácil, especialmente levando em conta o curto espaço de tempo para realizar algumas obras previstas, atrasadas pela pandemia de Covid-19, que exigiu atenção e aporte financeiro do município.

Para se ter ideia do peso da pandemia, o município entrou 2021 com um superávit de R$ 10 milhões para investimentos. O dinheiro está sendo aplicado no atendimento aos pacientes de Covid-19. No hospital instalado na Unidade Morumbi da Santa Casa, por exemplo, são consumidos R$ 600 mil mensais. “Ainda bem que temos o dinheiro, fruto de contingenciamentos que fizemos em 2020”, detalha.

Detalhando – Voltando ao aspecto político, KIQ antecipa que estará com Tião Medeiros em qualquer cenário. “Ele é meu candidato para federal ou estadual”, resume.

Quanto ao próprio futuro na política, um fator emocional pesa na decisão do prefeito: a família. KIQ se emociona ao lembrar que tem um filho recém-nascido e duas filhas de 11 e 6 anos. “Quero estar mais presente”, cita, expondo que o trabalho como policial (delegado) o levou a ser ausente em muitos momentos na vida das duas filhas. Um mandato de deputado estadual exigiria um esforço constante para estar em Curitiba e Paranavaí, reduzindo o tempo de vivência em família.

Ele diz ainda que não tem o sonho de ser deputado, assim como não sonhou ser prefeito. “Foi acontecendo. Se tiver que ser, também vai acontecer no seu momento certo e o momento certo agora é o meu momento”, reforça.

Entrevista no gabinete contou com a participação dom vice-prefeito Pedro Baraldi.

Outros posicionamentos políticos – O prefeito paranavaiense tem uma ideia definida sobre os apoios que dará nas eleições majoritárias do ano que vem. No plano federal, acredita na confirmação do cenário polarizado entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em caso de confirmação, estará com o atual ocupante do Palácio do Planalto. No plano estadual, adverte que o seu partido (Podemos) continua avaliando a situação. Caso o partido não tenha candidato, entende que será natural o apoio ao atual governador – Ratinho Júnior. Ainda no Podemos, ele vê a possibilidade de o ex-juiz Sérgio Moro pleitear uma vaga ao Senado. Teria o seu apoio. Na confirmação dessa hipótese, o atual senador Álvaro Dias desistiria de renovar o mandato que exerce desde 1999, já que também pertence ao Podemos. Nas próximas eleições haverá apenas uma vaga para o Senado.

(O conteúdo aqui publicado é parte de uma reportagem ampla. O prefeito falou sobre as obras prioritárias, projetos para a cidade e investimentos em ação social. Publicaremos na sequência, como forma de valorizar cada item destacado. Parte da entrevista contou com a participação do vice-prefeito Pedro Baraldi).

Compartilhe: