O ex-secretário de Saúde do Paraná, o agora deputado Federal Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, que tomou posse semana passada, afirmou nesta terça-feira, dia 7, que as lideranças políticas e sanitárias devem se unir para resolver os gargalos deixados pela pandemia, principalmente nas santas casas e demais hospitais filantrópicos. “Este assunto está em pauta e é uma das minhas prioridades”, disse ele.
A manifestação foi feita em seu gabinete em Brasília, onde recebeu o diretor-geral administrativo da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais. Ele foi ao encontro do parlamentar para agradecer o apoio que a instituição recebeu durante o tempo em que esteve à Frente da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Ao mesmo tempo, Arrais solicitou apoio do deputado, lembrando que o hospital “é o maior da região, o único com UTI e que atende uma população estimada em 250 mil habitantes”.
Na audiência, Arrais ponderou que “os desafios para manter as portas da Santa Casa de Paranavaí abertas são enormes, que se agravaram com a pandemia da Covid-19 que, de um lado, elevou as despesas da instituição e, de outro, reduziu a receita com a suspensão das cirurgias eletivas”
Reinventar – Beto Preto fez elogios à administração da Santa Casa, lembrando, principalmente, o período da pandemia e a abertura da Unidade Morumbi com a retomada das cirurgias eletivas. “O Paraná tem o maior programa de cirurgias eletivas no Brasil. É o Opera Paraná. Só na Unidade Morumbi estão sendo realizadas cerca de 250 cirurgias eletivas por mês”, disse ele.
“Na pandemia fizemos o bom combate à pandemia e agora vamos continuar fazendo o bom combate. Somos defensores intransigentes do SUS, que está sofrendo com o teto de gasto, hoje 23% menor que em 2017. Temos que reverter isso”, destacou Beto Preto.
O deputado disse que tem ouvido elogios à Santa Casa e que será um parceiro do hospital. Acrescentou que vai trabalhar para fortalecer os hospitais filantrópicos e uma das formas de reforçar estas instituições é uma revisão da tabela de remuneração do SUS que há 14 anos não é atualizada. “Todas estas dificuldades e a pandemia fizeram a Santa Casa de Paranavaí se reinventar”, acrescentou Preto.
Por outro lado, o parlamentar lembrou que, enquanto esteve na SESA, o govenador Ratinho Júnior autorizou aportes de recursos para minimizar a situação financeira dos hospitais filantrópicos, o que vai acontecer novamente. “Nuns 10 ou 15 dias a Santa Casa de Paranavaí deve receber mãos R$ 1,18 milhão”, anunciou. “Saúde não é gasto, é investimento”, disse ele
Visita – O deputado Beto Preto anunciou também que após o carnaval deverá fazer uma visita a Paranavaí, junto com o deputado Tião Medeiros, “que é o representante da cidade, mas com quem vou trabalhar em parceria e ajudar na área da saúde”. Ele quer fazer uma visita à nova UTI da Santa Casa, com 10 leitos, que, apesar de não ter sido formalmente inaugurada, já está sendo utilizada. “Vamos estar em Paranavaí junto com o deputado Tião Medeiros e, se possível, com o secretário Cesar Neves. Vamos trabalhar pela cidade”, finalizou ele.
Comentários 0