Após chuvas intensas no final de semana e segunda-feira, o frio segue nesta terça-feira no Paraná, já que a massa de ar polar ganha intensidade e abrangência em todo o Estado e traz temperaturas negativas em muitas regiões. Será o dia mais gelado de 2025, até o momento, superando a última massa de origem polar que trouxe as primeiras temperaturas negativas entre o fim de maio e início de junho.
O destaque vai para o Centro-Sul: cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia, Guarapuava e Pinhão terão temperaturas que podem chegar aos -4°C. No Sudoeste e em Curitiba e RMC, cidades como Lapa e Campo Largo, as temperaturas podem ter temperaturas de -2°C, com sensação térmica de até -6°C, devido aos ventos. Na Capital e nas regiões Oeste, Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, o amanhecer de terça-feira pode chegar a 0°C.
A expectativa de formação de geada na terça-feira é mais intensa no Sudoeste e Oeste paranaenses, onde os ventos terão intensidade fraca, o que favorece a formação do fenômeno.
No Centro-Sul há a possibilidade de formação de geada negra localizada. “Este fenômeno é conhecido pelo congelamento da seiva das plantas, ou seja, o congelamento interno, somado ao frio intenso e aos ventos que sopram de moderada a forte intensidade, e também à baixa umidade relativa do ar. Ele provoca um aspecto escuro, de necrose das plantas, levando à morte das culturas”, detalha Furlan.
No Sudoeste, Oeste, faixa Norte e Noroeste, há possibilidade para a formação de geada branca (geada característica), de fraca a moderada intensidade. Na Região Metropolitana de Curitiba também há possibilidade, principalmente em região de baixadas, mas como os ventos serão moderados o risco é um pouco menor em comparação à quarta-feira, onde a possibilidade para a geada de moderada a forte intensidade é muito mais abrangente.
Para quarta-feira há previsão de geada forte no Centro-Sul e Sudoeste (regiões de São Mateus do Sul e União da Vitória). As temperaturas ainda seguem baixas, com 0°C na maioria dos municípios, mas com registros negativos mais de forma pontual, especialmente nas regiões de Pato Branco, Palmas, General Carneiro, Guarapuava, Palotina, Assis Chateaubriand e Cascavel.
Volta das chuvas na quarta – Segundo o meteorologista, ao longo da quarta-feira haverá o retorno das instabilidades no Paraná, com chuvas que ocorrem de moderada até forte intensidade pontualmente, com algumas trovoadas, a partir do início da tarde em cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste paranaense. “Essas instabilidades se espalham ao longo do dia para as demais regiões, podendo chover no final do dia ou durante a noite na Capital, de fraca ou moderada intensidade”, explica.
Na quinta-feira e na sexta-feira o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria, e muita nebulosidade. Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste. Na faixa Central do Estado também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados de 80 mm.
No final de semana, com avanço de uma nova frente fria, o Estado terá temperaturas próximas a 0°C ou negativas novamente, principalmente no domingo, na metade sul paranaense.