REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O espaço público decorado para receber os visitantes. A intenção é tornar o ambiente acolhedor e promover encontros afetivos e inspiradores em torno do livro, da literatura e do mundo das narrativas orais.
Essa é a proposta do Piquenique Literário em Tapetes Voadores, que será realizado em Terra Rica no dia 25 de fevereiro, através do programa Ler é uma Viagem. Os artistas percorrem diferentes cidades do Brasil e fazem apresentações teatrais e musicais gratuitas para a população em praças e jardins públicos. Nesta edição, o conteúdo é voltado para crianças na primeira infância e seus familiares.
Uma programação de formação em mediação de leitura acompanha as intervenções artísticas, com o intuito de preparar a comunidade para organizar outros piqueniques literários. Oferecem conhecimento sobre importantes aspectos do desenvolvimento na primeira infância e o papel da leitura, das histórias e da música durante esse processo.
A atividade de formação será presencial, preferencialmente para artistas, artesãos, educadores, bibliotecários, cuidadores de familiares de crianças na primeira infância. Para participar é necessário fazer a inscrição e o formulário está disponível no site do programa Ler é uma Viagem (lereumaviagem.com).
“A oficina se propõe a convocar o estado brincante dos participantes e criar situações de encontro com a literatura. Considerando a literatura como a arte que ativa o estado imaginativo singular de cada indivíduo, propomos ao grupo uma escuta de si e ampliação da percepção de mundo”, descreve o grupo.
Os temas abordados serão: corpo relacional, ambientes favoráveis para apreciação estética, jogos e brincadeiras que favorecem o trabalho de mediação de leitura com a primeira infância, criação de um roteiro do encontro literário para a primeira infância e reflexões sobre a importância da literatura e a arte na primeira infância.
Piqueniques – Através da literatura e do compartilhamento de histórias, os piqueniques literários contribuem para o desenvolvimento das crianças. Também fortalecem as redes de apoio à infância e envolvem a comunidade na preparação de eventos e na defesa dos direitos das crianças.
Durante os piqueniques, os pequenos e seus familiares têm acesso a leitura e contação de histórias, livros em árvores e tapetes, teatro e música ao vivo, artesanato, jogos, brincadeiras e trocas de livros.
O evento em Terra Rica é resultado de uma parceria dos artistas do programa Ler é uma Viagem com a Prefeitura.
Comentários 0