(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

POLÍTICA

Tião Medeiros reafirma compromisso com o Paraná e fala das relações com o governo federal

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O trabalho na Câmara dos Deputados tem se mostrado um verdadeiro desafio para o paranavaiense Sebastião Henrique Medeiros, mais conhecido como Tião Medeiros. Com 109.344 votos, foi eleito em 2022 para ser um dos 30 representantes do Paraná no Legislativo Federal e assumiu a cadeira no dia 1º de fevereiro de 2023.

Em entrevista ao Diário do Noroeste, disse que a dinâmica de trabalho é diferente do que vivenciou nos últimos oito anos, quando foi deputado estadual, a começar pelo número de parlamentares. A Assembleia Legislativa do Paraná reúne 54 parlamentares; na Câmara são 513 – “quase dez vezes mais”, pontuou.

Nesse ambiente macro, as discussões acontecem de forma acelerada e Tião Medeiros afirma que tem dado os primeiros passos para construir relações políticas com pessoas de todo o Brasil. Por enquanto, o Congresso Nacional tem se mostrado um “inevitável mundo novo”.

Se no Paraná a maioria dos projetos de lei tinha ligações diretas com o Poder Executivo, em Brasília o Legislativo caminha por conta própria e apontam necessidades de todas as regiões, não somente de um estado. “Tem gente do país inteiro e que vivem realidades diferentes, com interesses conflitantes e pautas divergentes. É preciso sempre buscar o consenso e isso é um exercício de aproximação até mesmo com bancadas díspares.”

Governo federal – No âmbito das relações com o governo federal, Tião Medeiros explicou que o Progressistas é um partido de centro e, portanto, não fará perseguições infundadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PP deu liberdade para os parlamentares adotarem posturas de oposição ou apoio, como melhor lhes convier.

O deputado federal paranaense garantiu que não será base absoluta e irrestrita e que se manterá isento, priorizando questões do estado brasileiro e não políticas de governo.

Tião Medeiros citou a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através de medida provisória publicada no dia 2 de janeiro. As competências do órgão foram transferidas para os ministérios da Saúde e das Cidades. “É um retrocesso. A Funasa era importante para as ações de saúde pública nos municípios.”

O deputado federal de Paranavaí também contestou o decreto que reduz o acesso a armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). O documento foi assinado pelo presidente Lula no dia 1º de janeiro. Na condição de CAC, Tião Medeiros garantiu que somará forças com outros parlamentares para tentar derrubar o decreto presidencial.

Por outro lado, defenderá matérias de interesse do povo brasileiro e buscará caminhos para fortalecer o Paraná, independentemente da autoria das propostas.

Compromisso – “O maior compromisso que tenho, e reafirmo, é me dedicar bastante, me doar, doar meu tempo e trabalhar com intensidade. É um desafio muito grande, mas estou animado”, assegurou.

Na avaliação de Tião Medeiros, a votação substancial que alcançou no dia 2 de outubro confirma a aprovação da atuação na Assembleia Legislativa do Paraná, “sinal de reconhecimento”. Chegar à Câmara dos Deputados traz a certeza de que ainda há muito para fazer e conquistar.

Compartilhe: