REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O titular da Polícia Civil de Alto Paraná, Dimitri Tostes Monteiro, deverá assumir temporariamente a Delegacia da Mulher de Paranavaí. Ele acumulará as duas funções até que uma delegada seja designada para atender a unidade especializada. A expectativa é que seja nomeada até dezembro deste ano.
A Delegacia da Mulher era comandada por Fernanda Bertoco Mello desde 2016, mas ela foi transferida para Umuarama e deixou a Comarca de Paranavaí em meados de junho.
De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, a chegada de uma mulher como titular da unidade especializada estimulou as denúncias por violência doméstica. Elas passaram a se sentir mais acolhidas e mais à vontade para relatar os casos de agressão.
Mânica disse que se preocupa com a ausência de uma delegada no comando, acreditando que as vítimas possam se sentir intimidadas com a presença de um homem, mas explicou que as mulheres continuarão sendo ouvidas por escrivãs. O novo delegado terá a responsabilidade de conduzir os procedimentos e só fará os primeiros atendimentos em situações pontuais.
Não haverá prejuízos para as investigações, garantiu Mânica. Todas as denúncias que chegarem à Delegacia da Mulher serão devidamente apuradas.
O delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí destacou que em casos de agressão e abuso de crianças e adolescentes, meninas e também meninos, as oitivas continuarão sendo feitas por uma equipe especializada, multidisciplinar, fora da Delegacia de Polícia Civil.