Arquibancadas lotadas, incentivos e provocações por parte dos torcedores, jogos acirrados em quadra e final decidida nos pênaltis, cenário que remete a grandes competições . Assim foi a dinâmica do último dia de disputa da fase municipal dos Jogos Escolares em Paranavaí.
O Ginásio Noroestão recebeu cerca de mil pessoas para as finais das categorias A e B do futsal masculino, além da partida entre Colégio Curitiba e Paroquial no futsal feminino B.
Nas disputas masculinas, o Colégio Marins foi campeão na Categoria B após derrotar o Colégio Leonel Franca por 4 a 0. A final da Categoria A entre o Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto e Nobel foi decidida nos pênaltis.
O Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto levou a melhor convertendo três penalidades, enquanto o Nobel, apenas uma. No tempo normal as equipes fizeram uma partida acirrada e terminaram empatadas em 1 a 1.
Enquanto no Noroestão aconteciam as finais do futsal, o Ginásio Lacerda Braga, que também recebeu um grande número de torcedores, sediou as decisões do voleibol. Os campeões da modalidade foram os seguintes: Feminino A – Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto; Feminino B – Paroquial; Masculino A – IFPR; Masculino B – Paroquial.
A fase municipal dos Jogos Escolares em Paranavaí foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) junto com o Núcleo Regional de Educação. Iniciada no dia 2 de abril e encerrada na quarta-feira (10), a competição reuniu aproximadamente 900 jovens de colégios públicos e instituições privadas. Eles foram divididos nas categorias A (16 a 17 anos) e B (12 a 15 anos).
Além de futsal e voleibol, também houve disputas nas modalidades de basquetebol e handebol. Nesta fase foram realizados mais de 90 jogos que aconteceram em três praças esportivas do munícipio: Noroestão, Lacerdinha e Ginásio Bola na Rede.
No handebol, o Colégio Adélia Rossi ficou com o título no Masculino A e Feminino A e B. O Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto foi campeão na Masculino B.
Na modalidade de basquetebol, Colégio Objetivo dominou e foi no campeão no Masculino A e B. O futsal feminino termino com Colégio Estadual na primeira colação da Categoria A e Colégio Silvio Vidal na B.
Os campeões na fase municipal se classificaram para a etapa regional, programada para acontecer no mês de maio em Terra Rica. Nas etapas seguintes, a Prefeitura de Paranavaí irá disponibilizar transporte para as equipes que forem avançando dentro da competição.
Secretário municipal de Esporte e Lazer, Rafael Octaviano afirma que Paranavaí é privilegiado por realizar essa fase, pois em cidades menores os alunos quase sempre estudam nas mesmas escolas e com isso acaba não havendo concorrência interna.
Ele também conta que o número de alunos participantes na fase municipal em Paranavaí é superior a algumas regionais e macrorregionais.
Para Octaviano essa disputa interna é um momento único para os alunos que tem a oportunidade de representar suas instituições. “A prática esportiva já é prazerosa para os jovens, mas quando representam as escolas se sentem orgulhosos.”
Além da disputa esportiva, o secretário avalia que a fase municipal é importante, pois promove a interação entre as instituições públicas e privadas. “Participam alunos de vários bairros e distritos do munícipio.”