Os trabalhos para recuperar os danos provocados pelo temporal de sábado (23) ainda não terminaram. Ontem à tarde, 1.600 unidades consumidoras de Paranavaí estavam sem energia elétrica, outras 687 permaneciam desligadas em Mirador, 667 em Amaporã e 620 em Terra Rica. De acordo com levantamento da Copel, em toda a Região Noroeste foram pelo menos 170 postes quebrados nas redes de distribuição, informou a assessoria de imprensa da Copel.
Com a falta de energia, a produção e a distribuição de água pela Sanepar também foram afetadas. O restabelecimento dos serviços acontece gradativamente, à medida que avançam os serviços das equipes da Copel. Na tarde de ontem, apenas parte do Distrito de Graciosa, em Paranavaí, estava com o poço de captação paralisado, sendo necessário utilizar caminhão-pipa para levar água potável aos moradores, garantiu o gerente regional da Sanepar, Heterley Ubaldo.
A Prefeitura de Paranavaí também trabalhava no levantamento dos prejuízos causados pelos ventos fortes e concluía os laudos para decretar estado de emergência, conforme foi anunciado na segunda-feira (25), após reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil. A expectativa é que o documento seja publicado ainda hoje, permitindo que a Administração Municipal faça investimentos e maneira célere, sem a necessidade de cumprir todas as etapas do processo de licitação. (RS)