O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse, na manhã deste sábado (05), que a decisão da diretoria da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná de transferir a realização da 50ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí) para meados do ano foi um “adiamento responsável”. Ele esteve em Paranavaí para entrega de veículos às prefeituras da região.
Instado pela imprensa a comentar a decisão da Sociedade Rural, Beto Preto cumprimentou e agradeceu aos dirigentes da entidade. Explicou que “as feiras, as exposições agropecuárias, por si só, não ofertam risco maior do que nós já passamos todos os dias. Minha preocupação é com acúmulo de pessoas nos shows. Mesmo que em ambiente aberto pode levar 15, 20 mil pessoas e dificilmente estas pessoas ficarão com máscaras por todo o tempo”. Como não existe “a possibilidade de uma efetiva de fiscalização precisamos contar com a boa vontade, o entendimento, a boa fé e a conscientização da opinião pública”.
Na manhã deste sábado, através de Nota Oficial, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná comunicou que a ExpoParanavaí 2022, que seria realizada de 3 a 13 de março próximos, foi adiada para 27 de maio a 5 de junho. Na nota a entidade afirma que “acompanha a divulgação de normas técnicas e decretos baixados pelos governos federal, estadual e os municipais” e que “está atenta a todas as orientações emanadas das autoridades sanitárias, visando o controle da pandemia do coronavírus”.
Cita que o adiamento tem como “principal objetivo proteger o sistema público de saúde, uma vez que as aglomerações no Parque Costa e Silva poderiam contribuir para a disseminação do coronavírus. Além disso, a situação poderia ensejar a edição de decretos restritivos com impactos negativos sobre a indústria, comércio e prestadores de serviços, entre os quais os promotores de eventos, bares, lanchonetes e restaurantes, que foram bastante castigados com a pandemia. A saúde da população, o regular funcionamento da economia e a geração de empregos são mais importantes que a manutenção da data da exposição agropecuária, que, realizada em março ou em maio/junho, será um evento histórico e à altura de nossa próspera região e do aniversário de 50 anos”.
Logo após a publicação da nota, o presidente da Sociedade Rural, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, divulgou nas redes sociais do evento um vídeo em que reafirma que “a 50ª ExpoParanavaí será uma feira histórica”.
“Desde o início dos preparativos da exposição estamos acompanhando atentamente os números da pandemia e no decorrer do caminho nos deparamos com esta nova variante, que é a Ômicron que, apesar de menos letal, é mais transmissível. E isto pode colocar em risco o sistema público de saúde. O nosso foco principal hoje é a vida”, disse ele, justificando o adiamento. E fez um apelo à população: “contamos com vocês para realizar a melhor ExpoParanavaí de todos os tempos”.