Esse será o principal tema de debate do Seminário Nacional NTU 2022, nos dias 9 e 10 de agosto, em São Paulo, com discussões sobre atualização do marco legal do setor, descarbonização da frota, modernização do ônibus urbano e utilização de novos combustíveis. O evento é gratuito, híbrido, e será realizado junto com a Feira Latinoamericana do Transporte — LatBus Transpúblico
Com números inéditos sobre o desempenho do transporte coletivo por ônibus urbano no país, o Seminário Nacional NTU 2022 vai abordar as principais causas da crise aguda que afeta esse setor e apontar novos caminhos, como a atualização do marco legal do transporte público, capaz de promover mudanças definitivas e estruturais, nesse serviço essencial e estratégico. Com o tema Novas regras para o transporte coletivo urbano: mais qualidade e tarifa mais acessível, o Seminário também abrirá espaço para discussões sobre um novo modelo de financiamento, medidas inovadoras para recuperar a demanda, além de aprofundar as discussões sobre a descarbonização do ônibus coletivo, sobre a relevância do transporte público na agenda das eleições 2022 e sobre a participação de entes públicos na retomada dos serviços de transporte, segundo as expectativas da sociedade.
A série histórica compilada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos — NTU confirma que a perda de passageiros e de produtividade do serviço de ônibus urbano brasileiro já vinham desafiando o setor, antes da covid-19. Números de demanda e oferta, de renovação de frota e outros, monitorados há quase 30 anos pela NTU, vão contribuir para traçar a radiografia do serviço e motivar discussões sobre o novo caminho do transporte coletivo urbano. A discussão inclui análises e sugestões relativas às formas de financiamento do serviço, uma atualização dos impactos de dois anos e meio de pandemia e as perspectivas para a mobilidade urbana pública e coletiva, no pós-covid.
O presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam, considera o momento como decisivo para esse amplo debate sobre o transporte coletivo urbano no Brasil. “Precisamos avançar para a concretização de medidas efetivas, que a sociedade e o setor vêm cobrando há anos dos tomadores de decisão, na esfera pública. O transporte coletivo por ônibus é um serviço público e não temos o poder de efetivar medidas que cabem aos poderes concedentes, destaca e alerta para a urgência de ampliar essa discussão, também em âmbito político. “É necessário que a sociedade acompanhe os planos de governo de seus candidatos e veja que tipo de transporte público os candidatos pretendem oferecer à população”, reforça.
Melhorias do serviço, previstas na atualização do marco legal do setor, também são apontadas por Christovam como imprescindíveis, na reestruturação do transporte público. E destaca que as propostas nesse sentido já estão contempladas no Projeto de Lei 3278/2021, apresentado pelo ex-senador Antonio Anastasia, no Senado Federal. “É hora de colocar em prática todos esses estudos e medidas que já são consenso entre as partes interessadas do setor, sejam entidades de classe, organismos não governamentais, empresas operadoras, poder público e sociedade”, afirma o presidente.
Futuro – Nos dois dias de Seminário, os debates sobre transporte público — direito social previsto na Constituição Federal — avançarão para sugestões de medidas anticrise eficazes, com foco na melhoria do transporte, como o uso da inovação como ferramenta para a recuperação da demanda perdida de passageiros e fidelização de clientes.
As opções tecnológicas já disponíveis no mercado brasileiro para a descarbonização do ônibus urbano, assim como a nova matriz energética para a redução de emissões, com foco em novas opções de eletromobilidade, uso de novos biocombustíveis ( biodiesel, diesel verde e HVO, entre outras alternativas) e uso do biogás, vão render uma tarde de debates, com especialistas no assunto, além de representantes e líderes de grandes marcas e entidades.
A programação do Seminário também inclui uma palestra sobre as eleições 2022, com o tema “o que pensam e querem os candidatos nas eleições de outubro, em relação ao transporte público”.
Nos dois dias de debates também será apresentado um estudo inédito sobre financiamento do transporte público, propondo novas fontes de recursos para investimento e custeio da operação, com foco prioritário noS recursos do orçamento público e em fontes extratarifárias, como complemento. O debate contará a participação de representantes da Secretaria de Fazenda de Salvador, do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da Prefeitura de Aracaju e de outras autoridades e especialistas no tema.