A Câmara de Vereadores de Paranavaí foi oficiada sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR) sobre a extinção dos mandatos de Antonio Valmir Trossini e Luiz Aparecido da Silva (Mancha da Saúde). A decisão judicial transitada em julgado é definitiva e não cabem mais recursos.
O documento dá ciência da cassação dos diplomas de todos os vereadores eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) nas eleições proporcionais de 2020. Compete à Câmara de Vereadores declarar a extinção dos mandatos dos dois vereadores e à Justiça Eleitoral proceder a retotalização dos votos e comunicar a respeito da diplomação dos novos eleitos para vereança.
Conforme o acórdão, todos os votos atribuídos ao PSB e a seus candidatos a vereador devem ser excluídos, sendo na sequência conferidos diplomas aos novos eleitos, bem como para seus suplentes na forma regular. Os cálculos indicam o ingresso de duas mulheres, Zenaide Borges (PP) e Maria Clara (MDB), filiadas aos dois partidos que moveram ação contra o PSB. A posse deve acontecer no prazo de 15 dias.
Pesa contra o PSB a acusação de fraude na cota de gênero. Uma candidata teria participado da campanha eleitoral apenas para cumprir o número mínimo de mulheres participando do pleito. Então nora de Valmir Trossini, ela teria trabalhado, deliberadamente, em favor da eleição do ex-sogro, somando apenas três votos.