O trecho não pavimentado da PR-478, do município de Loanda até o entroncamento com a PR-218, está recebendo serviços de conservação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O segmento da rodovia, situado na região Noroeste, tem uma extensão de 18,79 quilômetros.
O investimento do Governo do Estado é de R$ 2.284.264,62, com prazo para término em novembro deste ano.
Os serviços executados pelo DER/PR são: cascalhamento com material de jazida comercial (38% de conclusão), escarificação, conformação e compactação do subleito (18%), regularização de leito, conhecido como patrolamento (53%) e compactação de aterros com controle visual (19%).
O objetivo é melhorar a segurança e trafegabilidade da rodovia, já que a chuva dificulta a locomoção tanto de moradores quanto para o transporte de cargas que abastecem o local.
A PR-478 faz ligação entre Loanda e o entroncamento com a PR-218, nas proximidades do município de Planaltina do Paraná, sendo utilizada como rota para escoamento da produção agrícola, além de servir como ligação para outras cidades vizinhas.
Loanda possui aproximadamente 23 mil habitantes. Os principais cultivos da agroindústria são plantações de mandioca, cana-de-açúcar, laranjas, além de contar com uma indústria de metais.