Com três cadeiras, o PSD foi o partido político que alcançou melhor resultado nas urnas, seguido do Agir, PT, Republicanos, União, Cidadania, PSDB e Novo
REINALDO SILVA
Da Redação
A base de apoio ao prefeito eleito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, formou ampla maioria entre os vereadores para a próxima legislatura, totalizando 13 das 15 cadeiras. O partido político com maior número de representantes é o PSD, sigla à qual Gehlen é filiado.
Do mesmo grupo, o candidato a vereador mais votado foi Antônio Marcos Sampaio, do União. Pela ordem decrescente de votos, seguem Carlos Augusto Pereira de Lima, do Novo; Maria Clara Gomes, do PSD; Mauricio Miranda, do Agir; Luiz Aparecido da Silva, mais conhecido como Mancha da Saúde, do Cidadania; Waldur Trentini, do PSD; Roberto Marrique, do PSDB; Ivany Azevedo e Rauny Aguiar, ambos do Republicanos; Gabriel Luiz, do Agir; José Galvão, do União; Aparecida Gonçalves, do PSD; e Antônio Carlos Utrila, do Progressistas.
Entre os partidos de oposição, apenas o PT elegeu vereadores, no caso, dois: Josival Moreira e Carlos Alberto João.
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Gehlen falou das relações entre o Executivo e o Legislativo. Pontuou a independência dos dois poderes e garantiu que os vereadores terão total autonomia para tomar decisões, sem interferências políticas, inclusive na escolha do próximo presidente e dos integrantes da mesa diretora.
Sobre a atuação dos parlamentares ditos de oposição, disse que manterá o diálogo respeitoso, “apresentando tudo aquilo que nós sonhamos para a nossa cidade, tudo aquilo que nós queremos, e obviamente que ela [a oposição], de forma independente, vai estar atuando, vai estar discutindo com a gente”.
Configuração
Cinco nomes da atual legislatura não retornarão para o período de 2025 a 2028. Luís Paulo Hurtado, Leônidas Fávero Neto e Amarildo Costa não concorreram à reeleição, já Delcides Pomin e Zenaide Borges não alcançaram votos suficientes para se manter no cargo. Os que permanecem: Maria Clara, Josival Moreira, Professora Ivany, Galvão e Professora Cida Gonçalves.
Galvão segue como o vereador com mais mandatos consecutivos, sete no total. Maria Clara sustenta o título de vereadora mais jovem de Paranavaí – quando assumiu pela primeira vez, em 2021, tinha 20 anos. Ela foi também a mulher mais votada.
Os números foram os seguintes:
Sampaio – 2.408 votos
Carlos Augusto – 1.814 votos
Maria Clara – 1.473
Mauricio Miranda – 1.330
Mancha da Saúde – 1.312
Waldur Trentini – 1.288
Josival Moreira – 1.125
Sargento Marrique – 1.102
Professora Ivany – 1.056
Rauny Aguiar – 930
Gabriel Luiz – 841
Galvão – 814
Professora Cida – 734
Professor Utrila – 701
Professor Carlos – 700.
De fora
Dois candidatos superaram alguns eleitos em número de votos, mas não entraram em razão do quociente partidário. Lilian Tinti, do PSDB, somou 886 menções nas urnas eletrônicas, enquanto Cláudio de Oliveira, o Bembem, do Republicanos, totalizou 784. Os dois assumem a condição de suplentes.
Na outra ponta da contagem, 15 candidatos tiveram menos de 50 votos, a maior parte do PDT:
Carlos Silva (PSB) – 48
Carlos Morumbi (PDT) – 47
Ariel (PDT) – 42
Adriana Paim (PDT) – 40
Paraíba Segurança (PSB) – 37
Zara (PDT) – 36
Roger Ro Ro (PDT) – 34
Sandro Leives (PDT) – 31
Adão (PDT) – 31
Leo Moretti (PSB) – 30
Reginaldo Araújo (PSB) – 26
Américo (MDB) – 21
Abílio Neves (PDT) – 20
Sirlene (MDB) – 15
Amanda Biazus (PDT) – 13.