Texto: Adão Ribeiro
Pesquisa: Vera Longo
A segunda metade da década de 1980 foi marcada nas comunicações paranavaienses pela evolução das rádios em Frequência Modulada (FM). Em junho de 1987 tiveram início as atividades da Rádio Cidade FM com a proposta de levar uma programação atualizada e com a linguagem do jovem.
O rock nacional estava em alta com a multiplicação das bandas, Michael Jackson assombrava o mundo e o cinema estadunidense ditava tendências com filmes como Top Gun e a franquia Rambo.
Enquanto isso, neste cantinho do Noroeste do Paraná, as rádios davam vazão aos novos estilos e comportamentos que se reproduziam em eventos como paqueras na avenida, shows de bandas alternativas e as inesquecíveis brincadeiras dançantes (para quem tem 50+).
A foto da nossa coluna de hoje reproduz um pouco dessa história local. No estúdio da Rádio Cidade: Comunicador Joe; Operador de áudio Val Júnior (in memoriam), Apresentador Carlos Prado; Dj Santana (dono do bordão emprestado para o nosso título – Tudo bem, cidade); Marquinhos Diet (sim, o cantor e que sempre toca Raul pra gente); e Dj Nivaldo Rocha, comunicador e professor.
A Rádio Cidade de Paranavaí teve seu início como uma emissora afiliada à Rede Cidade. Também integrou a Rede Transamérica. Atualmente é parte da Rede Mais com programação que mescla informativos, jornais e música. Da turma da foto permanece na rádio o comunicador Carlos Prado, no ar de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, que nos forneceu as informações e encerrou a conversa via celular com a voz grave característica e aquela nostalgia que só quem viveu sabe: “outros tempos…”.
Nota da Redação: Se você tem uma foto que ajuda a contar a história de Paranavaí, região Noroeste e da nossa gente, envie para diariodonoroeste.com.br, inserindo informações como data, local, nomes, etc.