(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Paraná incrementa o turismo em 2023. Foto: Gilson Abreu/AEN
Paraná incrementa o turismo em 2023. Foto: Gilson Abreu/AEN

ECONOMIA

Turismo em 2023 setor já supera movimentação do PIB de 2022

Em 2022, o setor de turismo movimentou entre 3% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. Já em 2023, o assessor técnico de projetos da Secretaria de Turismo do Estado Gabriel Rosa acredita que essa porcentagem tenha sido atingida logo nos primeiros 9 meses do ano.

“Então já vamos fechar o ano de 2023, superando a movimentação financeira que o turismo fez em 2022. Lembrando que nós temos um dos destinos mais procurados do mundo, que é Foz do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo”, avalia.

Diante desse contexto, o estado desenvolveu o programa “Fomento Turismo, Pesca e Náutica”, que oferece duas linhas de crédito: uma voltada para pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes que atuam em atividades como guias de pesca e condução de turistas, e outra que beneficia empresas de micro, pequeno ou médio porte no Paraná, cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. 

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, destaca que o programa é uma iniciativa do governo estadual para aproveitar o potencial do estado no que diz respeito aos recursos hídricos. O programa visa fomentar o turismo relacionado à pesca em várias regiões, incluindo a costa leste e oeste, os rios Paraná, Iguaçu, Itararé, Paranapanema, Ivaí e Piquiri, entre outros. O objetivo é desenvolver essa nova indústria de turismo de forma sustentável.

“Então essa linha em especial visa atender principalmente o guia de pesca, o pescador artesanal, pescador profissional, mas passando também por apoiarmos financeiramente a partir das nossas linhas de financiamento, as marinas, pousadas, hotéis que queiram fazer aquisição de barcos, de equipamentos relacionados a pesca esportiva”, explica.

Heraldo enfatiza a importância do turismo de pesca como uma fonte de receita significativa para as economias locais. Além disso, ressalta o compromisso do estado do Paraná em proteger o potencial existente nas águas, na flora e na fauna dos rios, reconhecendo o valor desses recursos naturais.

O programa foi lançado no último sábado (21) durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, um evento filantrópico organizado pela prefeitura do Oeste do Paraná e pela Associação Assistencial de Guaíra. O torneio contou com a participação de 158 equipes de pescadores do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior considera que a pesca esportiva no estado é um grande gerador de empregos e o projeto beneficia toda a cadeia do turismo, incluindo pousadas, setor hoteleiro, restaurantes, lanchonetes e os guias de barco que transportam os pescadores.

“O Paraná está crescendo muito. Guaíra hoje é o nosso cartão de visita para a pesca esportiva. Está vindo gente do Brasil inteiro e até de fora do Brasil e nós queremos fortalecer”, avalia.

Fonte: Brasil 61

Compartilhe: