Milhares de pessoas devem passar pela cidade de Porto Rico nas próximas semanas e precisam ficar atentos com a limpeza da cidade e das praias de água doce do Rio Paraná.
Circularam nas redes sociais imagens de garrafas long neck jogadas no leito do rio, nas proximidades da Praia Santa Rosa, lugar frequentado por centenas de pessoas todos os finais de semana. A cena deixou moradores da cidade indignados com a falta de respeito para com a natureza.
“Não é proibido suas bebidas e comidas para a praia, o que pedimos é o bom senso de depositar o lixo e as garrafas em uma das dezenas de lixeiras espalhadas pela Praia Santa Rosa, é uma questão de educação e respeito com o meio ambiente e com as pessoas que dividem o espaço de lazer”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Cavalari.
Só para se ter uma ideia do volume de lixo que os servidores municipais retiraram no último final de semana totaliza cerca de três toneladas de resíduos.
“Foram entre 50 e 60 sacos lixo, desses grandes, retirados da praia Santa Rosa nesse último final de semana, e esse volume mais que dobra nos feriados prolongados. Se não tivermos a cooperação dos turistas o trabalho fica ainda maior em manter a praia limpa”, disse o secretário que adiantou que serão instaladas mais 15 lixeiras na Praia Santa Rosa, que já possui 40 unidades espalhadas.
Entre o lixo deixado pelos turistas estão: garrafas de vidro, plásticos, embalagens de alimentos e bebidas, carvão e espetos de madeira, entre outros. Esses materiais podem causar acidentes, envolvendo turistas, sem contar a poluição gerada.
Para evitar que cenas lamentáveis de lixo deixado por turistas no meio ambiente, a Prefeitura reforça o pedido de colaboração para que os turistas levem seu lixo de volta para a cidade e depositem no local correto.
Lembrando que na Praia Santa Rosa há uma equipe permanente do município só para cuidar da limpeza. “Nós pedimos a colaboração de todos, não tem como trabalhar se o cidadão não tem essa consciência de manter a cidade limpa”, finalizou o secretário.
Todo o lixo reciclável recolhido é encaminhado à Cooperativa de Catadores de Reciclados de Porto Rico. O restante é encaminhado ao aterro sanitário da cidade.
(Fonte: Ass. Imprensa Prefeitura de Porto Rico)