(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
UBS passa a ser a ser o local de atendimento para casos de síndromes respiratórias

PARANAVAÍ

UBS Centro passa a atender casos de síndromes respiratórias a partir de segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí (Sesau) confirmou que, a partir da próxima segunda-feira, dia 26, os atendimentos de pacientes com síndromes respiratórias serão concentrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, localizada na Praça Brasil.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

A decisão foi tomada diante do aumento significativo de casos respiratórios nas últimas semanas. Segundo a secretária de Saúde, Andreia Martins, houve um crescimento de 114% nos atendimentos relacionados a esses sintomas em Unidades Básicas de Saúde, na UPA e no Ponto de Apoio da UPA, nos últimos 15 dias.

Entre os vírus mais identificados na rede pública e privada estão o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o Rinovírus e os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2). Esses agentes são altamente contagiosos e podem afetar pessoas de todas as idades. No entanto, os grupos mais vulneráveis são recém-nascidos, idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, que podem desenvolver complicações mais graves.

Para auxiliar no diagnóstico, as unidades de saúde estão equipadas com testes rápidos para detecção de vírus respiratórios, como Covid-19, Influenza A e B, seguindo protocolos específicos.

“A principal forma de prevenção continua sendo a vacinação. Todas as UBSs do município oferecem imunização para a população a partir dos seis meses de idade. As vacinas são atualizadas anualmente para garantir proteção contra as cepas mais prevalentes no período”, explicou Andreia.

Além da vacinação, a Sesau orienta a adoção de medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras em ambientes fechados, a limpeza de superfícies, a prática de hábitos saudáveis e o afastamento social em caso de sintomas gripais. Crianças com sintomas respiratórios, por exemplo, não devem ser levadas à escola.

“O tratamento das infecções respiratórias virais é, na maior parte dos casos, sintomático, com repouso e hidratação. Em algumas situações, o uso de medicamentos como antitérmicos e analgésicos pode ser indicado. Casos mais graves ou que envolvam pacientes com fatores de risco podem requerer o uso de antivirais, que estão disponíveis na farmácia municipal”, finalizou a secretária.

Compartilhe: