A Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), ligada ao Departamento de Psicologia (DPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está recebendo inscrições para o programa contínuo de Orientação Profissional em Clínica do Trabalho. O programa é gratuito e direcionado a pessoas com necessidade de orientação especializada, relativa às questões ligadas à escolha, atividade, ocupação e identidade profissional. A atividade é aberta para a comunidade interna e externa da Universidade.
Esta modalidade de atendimento, implantada há oito anos, foi pensada para atender à demanda do aumento de sofrimento psíquico relativo ao mundo do trabalho no contexto atual. “Em nosso tempo, o trabalho se tornou uma grande fonte de realização e prazer, mas também, de angústias e sofrimentos, incrementados pelas altas exigências e incertezas que acompanham a vida ocupacional. Temos lidado com diversas formas de sofrimentos vividos pelos adolescentes em situação de escolha ocupacional, que vivenciam grande pressão social, familiar e escolar. A alta competitividade no vestibular e as dúvidas e angústias relativas ao sucesso/fracasso e a uma escolha certa/errada, têm gerado aumento de quadros de depressão, ansiedade e inibição, bem como, tentativas de suicídio e aumento do uso e abuso de medicações psiquiátricas. Durante a faculdade ou na inserção no mercado de trabalho, também temos verificado o aumento de ansiedades e sofrimentos relativos ao futuro profissional”, frisa o coordenador do serviço de Orientação Profissional, Marco Antônio Rotta Teixeira.
Segundo Teixeira, o serviço de atendimento trabalha com o conceito de escolha e identidade profissional ampliado, entendendo que ambos são processos construídos pelo sujeito em sua trajetória de vida singular, e são multideterminados por influências sociais, familiares, culturais e econômicas, entre outras. O objetivo do programa é propiciar autonomia, envolvimento e informação no processo de construção da escolha e identidade profissional. “Para isso, é imprescindível a participação ativa do orientando neste processo, trazendo questões e dúvidas, realizando as atividades pertinentes e as pesquisas na busca orientada de informações ocupacionais, além de comparecer regularmente nos horários determinados.”
Os encontros acontecem semanalmente na UPA, no período da tarde ou início da noite. Estão previstas cerca de 15 sessões individuais, com periodicidade semanal, compostas de técnicas que possibilitam conhecer e refletir mais profundamente sobre as questões ligadas à escolha de uma profissão, à identidade profissional, as dificuldades encontradas atualmente no mundo do trabalho e no meio social. Serão trabalhados também os medos, dúvidas, inseguranças e ansiedades relativas ao momento de escolha profissional e inserção no mercado de trabalho, o que caracteriza os atendimentos também como terapêuticos.
O método utilizado é o clínico, com base nas Clínicas do Trabalho atuais. O atendimento faz parte da formação profissional em Psicologia do Trabalho e será realizado por alunas do quinto ano do curso de Psicologia da UEM, supervisionadas pelo coordenador do programa.
As vagas são limitadas e destinadas a pessoas com idade a partir de 15 anos. As inscrições devem ser realizadas neste link https://forms.gle/vj2rSqMQs7qKnJnJ6
ou pelo telefone (44) 3011-9070.