(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Fórum Eleitoral terá dia de grande movimento hoje
Fórum Eleitoral terá dia de grande movimento hoje

ELEIÇÕES 2022

Último dia para fazer o título de eleitor

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Termina hoje o prazo para quem deseja fazer o título de eleitor ou regularizar a situação para participar das eleições de outubro deste ano. Ontem havia movimento intenso no Fórum Eleitoral de Paranavaí e o fluxo de pessoas deve se acentuar nesta quarta-feira (4).

Como explicou a chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício, devem procurar a instituição os jovens a partir de 16 anos que precisam tirar o primeiro título, além de outros grupos que pretendam transferir, regularizar ou fazer qualquer revisão sobre o local de votação.

A chefe reforça que todos que chegarem dentro do horário serão atendidos. Também há a possibilidade de fazer o título pela internet.

Alethéia confirma que o movimento aumentou nas últimas semanas, motivado pelas campanhas feitas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral e TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Houve um apelo especial para que os jovens façam o título e participem das eleições de outubro de 2022.

Você sabia que pode tirar o título eleitoral sem sair de casa? Confira, abaixo, o passo a passo de como solicitar a emissão do documento de forma totalmente online pelo sistema TítuloNet.

Vale lembrar que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, mas passam a ser obrigatórios a partir dos 18 anos, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal.

Como fazer – Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

 

Acompanhamento da solicitação – Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

 

e-Título – Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel. (fonte tse.jus.br)

Números sobre jovens – O último levantamento censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontava 2.773 moradores de Paranavaí com 16 e 17 anos. A atualização do número de habitantes será feita este ano, no Censo Demográfico 2022, previsto para começar em 1º de agosto.

A comparação com a quantidade de eleitores nessa faixa etária justifica as campanhas de engajamento.

Até o dia 12 de março deste ano, apenas 58 pessoas de 16 anos e 219 de 17 anos tinham procurado o cartório para fazer o documento. Esses números já mudaram bastante, informa Alethéia, sobretudo, após as campanhas de conscientização. A totalização deve sair até o próximo mês.

Reforçando: são exigidos para o primeiro Título de Eleitor ou para regularizar o documento: comprovante de residência atual e RG, homens com 18 anos de idade ou mais também precisam ter em mãos o Certificado de Reservista. Para fazer a transferência eleitoral, o comprovante de endereço precisa ter mais de três meses e menos de um ano.

 

Eleições – Neste ano, serão definidos presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais. O primeiro turno será no dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro.

Movimento constante no Fórum Eleitoral nesta terça-feira
Entre os atendimentos de eleitores, Alethéia Barros Aparício falou com a reportagem do DN
Compartilhe: