REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
É tarde de sexta-feira, 22 de dezembro. Vânia Cristina Apolinário e a filha escolhem os últimos presentes da lista de Natal. Procuram peças de roupas: gostei, não gostei, esta sim, esta não. As duas andam pelo comércio de Paranavaí e disputam espaço com outros consumidores que têm o mesmo propósito.
O grande número de pessoas agrada a gerente da Hering, Josiane Neves Batista, que já percebeu crescimento no volume de vendas em relação ao ano passado. A variação chega a 15%, mas a meta é sempre alcançar melhores resultados, então, por que não pensar em 20%, 25%?
A expectativa é que os dois dias que antecedem o Natal proporcionem o desempenho desejado. Neste sábado (23) e no domingo (24), as lojas de Paranavaí abrem das 9h às 17h, oportunidade para quem deixou as compras para a última hora.
É o seu caso? Então preste atenção nas dicas da gerente Josiane.
“Venham preparados, sabendo que a demanda de clientes é grande e os funcionários precisam atender várias pessoas ao mesmo tempo.” A palavra que resume é paciência. “É uma semana de muita gente na loja.”
Ela também ensina uma tática que pode facilitar a busca pelo presente. “Faça uma lista: para quem está pensando em comprar, o que comprar, qual preço quer pagar.” Depois é só ir tirando os itens adquiridos da lista. “O cliente ganha tempo e ajuda nossos vendedores também.”
Vânia, com quem falamos no início desta matéria, garante que o grande movimento não incomoda. Brinca: “Se fosse meu marido, com esse monte de gente, já teria ido embora (risos)”. Mas para ela está tudo bem.
Os preços não estão muito diferentes do que Vânia viu no ano passado. A filha faz uma observação: “Aquele vestidinho estava caro”. A mãe responde: “Roupa de criança costuma ser mais cara mesmo”. E as duas seguem escolhendo os produtos com a ajuda da vendedora. Ontem mesmo venceriam a lista de presentes.
Horários – Sábado e domingo são os últimos dias de expediente estendido no comércio de Paranavaí nesta temporada de Natal. A partir de segunda até sexta-feira (26 a 29), as lojas da cidade abrirão das 8h às 18h.
No sábado que vem, 30 de dezembro, os atendimentos também acontecerão em horário diferenciado, das 9h às 15. No domingo, dia 31, véspera de Ano-Novo, não haverá expediente.
As lojas permanecerão fechadas no feriado e no dia seguinte, 2 de janeiro – compensação pelo dia de trabalho em 14 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de Paranavaí.
De 3 de janeiro em diante, o funcionamento volta ao normal.