Declarados amantes de futebol, Jaime Alex Davies e Américo de Castro contam que o novo escudo do ACP (Atlético Clube Paranavaí) traz traços minimalistas, além de ser inspirado no primeiro emblema do clube e atual da Seleção Brasileira de futebol.
“Esse é um escudo com traços modernos e que resgata as raízes do ACP”, explica Alex, responsável pela criação do novo emblema.
A mudança também segue tendência de outros times, que trocaram seus escudos para traços minimalistas e contornos que no primeiro olhar levam a identificar o clube. O ACP sai de um escudo que é usado por diversas equipes brasileiras e passa a usar apenas suas letras inicias com uma estrela na parte superior que simboliza o título de campeão paranaense da primeira divisão em 2007. Na parte inferior, a inscrição Paranavaí.
A ideia de desenvolver o novo escudo surgiu na metade de 2023. Na época, a proposta inicial era apenas para a criação do uniforme da equipe, porém a alteração do emblema surgiu como uma possibilidade.
“Se vai fazer uma ideia de um novo uniforme, por que não pensar em um novo escudo?”, relembra Américo de Castro, que participou de todo processo criativo.
Entre a criação até a decisão final do uso ou não do escudo, foram aproximadamente seis meses, período em que ideias surgiam a qualquer momento do dia, muitas vezes era na madrugada que esse processo criativo acontecia, contam Alex e Américo.
Após desenvolvido, o novo escudo foi votado e aprovado por membros do Conselho Deliberativo do clube, em 30 de janeiro. De acordo com Américo e Alex, essa será a sétima mudança de emblema, mas eles também relembram que outras pequenas alterações foram feitas, como a troca da fonte da letra e a adição de novos elementos no distintivo existente.
Alex afirma que não foi um processo difícil, pois existe a paixão pelo esporte e pelo clube. Ele relembra que também já jogou nas categorias de base do ACP na década de 90.
Já Américo explica que houve muito cuidado, paciência e respeito durante esse processo.
“Não foi uma mudança que tentamos empurrar à força.”
A mudança do símbolo também marca a nova história do clube, que já vem sendo escrita desde a temporada passada com acesso para a Série B e a venda de 99% da Sociedade Anonima de Futebol (SAF), além do recente anúncio do cantor sertanejo Gusttavo Lima como investidor do ACP.
Américo cita que a mudança no escudo e no uniforme, que deve ser apresentado nos próximos dias, é também um apelo mercadológico e que visa um crescimento no número de vendas de camisas.
Para 2024, o ACP terá três uniformes: o primeiro todo vermelho, o segundo na cor branca e o terceiro em preto, opção que deve ganhar algumas tiragens comemorativas de acordo com a época do ano.