“Terra Rica é vida
da colmeia de labor
para nós a mais querida
terra de luz e esplendor.”
Os versos do hino de Terra Rica dão a dimensão do amor à cidade, que brilha, incessantemente, no Noroeste do Paraná. Com pouco mais de 17 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Terra Rica é referência turística e reúne belezas naturais que encantam e atraem visitantes.
Emoldurado por rios, o município abriga formações rochosas que despertam a atenção. A mais famosa é o Morro Três Irmãos, mais conhecido como Três Morrinhos. A altitude aproximada é de 640 metros acima do nível do mar, e a altura da base ao topo é de 180 metros, com condições ideais para o voo livre. Não por acaso, Terra Rica é considerada a melhor cidade do Sul do Brasil para a prática de asa delta e parapente.
As prainhas e as áreas destinadas ao ecoturismo completam o cenário deslumbrante que abriga um povo gentil e acolhedor. Nas palavras do prefeito Julio Leite, a população de Terra Rica é a grande responsável pelo sucesso que se constrói dia após dia. “Somos muito gratos por ter essa oportunidade de estar aqui, ao lado das pessoas, fazendo nossa cidade crescer e se desenvolver. Isso é fruto do trabalho de todos nós terra-riquenses.”
Aniversário – Neste domingo (4), Terra Rica completa 68 anos de emancipação, trajetória marcada pela dedicação e pelo desejo de ver a cidade prosperar cada vez mais. O momento atual é de paz política, avalia o prefeito, com vistas para a atração de empresas e a consequente geração de emprego e renda. “Estamos conseguindo avançar na infraestrutura, deixando a cidade economicamente viável e com crescimento sustentável muito bom”, assegura Julio Leite.
Pensando no fortalecimento das atividades econômicas, o poder público tem feito investimentos no setor industrial, com aquisição de áreas específicas para a instalação de barracões e estímulo à abertura de empresas. “Geração de emprego é nossa principal preocupação”, reforça.
E mesmo enfrentando dificuldades causadas por crises política e econômica em âmbito nacional, ainda buscando a recuperação pós-pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Terra Rica tem investido maciçamente em equipamentos públicos que promovam qualidade de vida para os moradores. Fazendo nova referência aos versos do hino municipal, não é difícil projetar: um futuro brilhante e esplendoroso espera por Terra Rica.
O otimismo ressoa nas palavras da presidente da Câmara de Vereadores, Alessandra Zann, quando fala do que espera para a cidade nos próximos anos: “Conquistas. O prefeito Julio vem fazendo um brilhante trabalho, juntamente com a Câmara de Vereadores. Temos muita coisa a apresentar para nossos munícipes”.
FELIZ ANIVERSÁRIO
Depois de dois anos, ExpoTerra volta
ao calendário de eventos de Terra Rica
Terra Rica está completando 68 anos. E se tem aniversário, tem festa. Para comemorar a data, o município volta a sediar a ExpoTerra, uma das principais feiras agropecuárias do Noroeste do Paraná.
Durante dois anos, as restrições sanitárias motivadas pela pandemia de Covid-19 impediram a realização do evento. Agora, com o cenário favorável, a ExpoTerra pretende quebrar recordes de público em uma edição que ficará para a história da cidade.
É como resume a presidente da Câmara de Vereadores, Alessandra Zann: “Depois de dois anos sem festa, sem alegria, sem comemoração, o aniversário de Terra Rica vem a calhar. A Covid assustou todo mundo, não havia sorrisos, não havia abraços, e agora a gente volta com a ExpoTerra 2022”.
Festa – Na noite de quinta-feira (1º), autoridades e lideranças participaram da abertura oficial da festa e destacaram a importância de promover eventos que estimulem a prospecção e a concretização de negócios.
O presidente da Sociedade Rural de Terra Rica, Alex Alves Garcia, explicou que a feira agropecuária reúne tratores, máquinas pesadas, veículos novos e seminovos e um plantel diferenciado de animais.
Mais do que isso, a ExpoTerra movimenta o comércio local. Visitantes consomem na cidade e ajudam a girar a roda da economia, conforme aponta o prefeito Julio Leite. “São pessoas que normalmente não viriam a Terra Rica se não fosse a festa. Vêm, consomem, abastecem, ficam em nossos hotéis, divulgam nossa cidade. O município investe cerca de R$ 350 mil e tem retorno financeiro de mais de R$ 1 milhão em movimento no comércio, fora as negociações que são feitas durante a feira.”
O presidente da Sociedade Rural de Terra Rica também mencionou o fomento ao comércio local e se mostrou otimista com o número de pessoas prestigiando a ExpoTerra 2022.
O recorde de público havia sido alcançado em 2017, no show da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, então, 7.200 pagantes. Desta vez, a abertura da festa, com apresentação da cantora Ana Castela, somou aproximadamente 10 mil pessoas.
A programação também contou com Fernando e Sorocaba e Clayton e Romário na sexta-feira (2); neste sábado (3) quem sobe ao palco é a dupla Ícaro e Gilmar; e no domingo (4) os visitantes conferem a grande final do rodeio, com entrada gratuita.
Presenças – A cerimônia de abertura da ExpoTerra, que também marcou o início do rodeio, contou com a participação do prefeito Julio Leite, da vice-prefeita Ana Marta Salomão, da presidente da Câmara Alessandra Zann e dos demais vereadores, do presidente da Sociedade Rural Alex Alves Garcia, acompanhado da diretoria da entidade, e de Emerson Brati, assessor do deputado estadual Marcio Nunes, além dos prefeitos Eliel Correa, de Diamante do Norte, e Celso Maggioni, de Planaltina do Paraná.