Tite já é uma lenda da seleção brasileira. O técnico inscreveu seu nome na história da equipe nacional mais bem sucedida do futebol mundial. Seu ciclo, com momentos bons e outros nem tanto, pode estar prestes a se acabar. Isso abre as apostas no Brasil com um debate recorrente: é o momento para a entrada de técnico estrangeiro na seleção brasileira?
O debate vai depender muito do resultado da próxima Copa do Mundo do Catar em 2022. Tite tem contrato até finalizar o Mundial, e o desempenho da canarinha no torneio será decisivo para o futuro do técnico. Tite vai completar seis anos dirigindo a seleção nacional antes da Copa do Mundo, tendo assumido o cargo em junho de 2016.
Desde esse momento, Tite é o segundo técnico com mais jogos na história da seleção, só atrás de Zagallo. Inclusive, pode superar o mítico técnico, somando os jogos que faltam nas eliminatórias da Copa, os amistosos de preparação e a própria Copa do Catar.
50 vitórias de Tite na seleção – Nos seus 61 jogos com a seleção brasileira, Tite acumula 50 vitórias, a terceira melhor marca na história da canarinha. O técnico gaúcho até poderia superar ao Dunga, seu predecessor, que acumulou 59 antes de ser demitido. Tite é um dos melhores técnicos na história das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, e registra somente uma derrota em ano e meio.
Essa derrota foi especialmente triste, pois foi na final da Copa América, no Maracanã e contra a Argentina. Tite realmente conquistou a Copa América de 2019, seu primeiro grande torneio com a seleção brasileira. Mas não foi bem na Copa da Rússia 2018, pois foi eliminada pela Bélgica nas quartas de final.
É por isso que o torneio do Catar 2022 é decisivo para o futuro do ex-técnico do Corinthians. O ciclo longo de seis anos e a exigência de ganhar a Copa que acompanha sempre a seleção brasileira formam um coquetel explosivo. Tite, que já teve seu futuro no ar após a Copa América 2019, poderia ser relevado depois da Copa do Mundo.
E o debate do treinador estrangeiro sempre aparece. Nos últimos anos, foram vários treinadores europeus especulados para a seleção brasileira. O espanhol Pep Guardiola foi relacionado várias vezes com a canarinha. “Uma seleção será o próximo passo para mim. Mas eu acho que o técnico da seleção brasileira sempre será brasileiro”, explicou recentemente.
Técnicos estrangeiros especulados – Guardiola jogou com Xavi no Barcelona e depois foi técnico dele no melhor Barça da história. Xavi, agora técnico do time catalão, recebeu uma oferta para ser selecionador brasileiro. “Sim, eles me fizeram uma proposta. Primeiro, eu seria auxiliar de Tite. Depois do Mundial, assumiria a seleção, mas minha ideia era voltar ao Barcelona”, explicou Xavi.
O último nome estrangeiro relacionado com a seleção brasileira é o de Jorge Jesus. O técnico português do Benfica deixou sua pegada no futebol brasileiro com grandes sucessos no Flamengo.
“A seleção do Brasil nunca foi treinada por um estrangeiro. Penso que também não vou ser eu. Agora, qualquer treinador do mundo gostaria de treinar a seleção do Brasil”, reconheceu.
Tite já é um dos maiores técnicos da história da seleção brasileira de futebol. Não há dúvidas de que a Copa do Mundo do Catar 2022 vai definir seu legado. E também se o período mais longo de um treinador dirigindo a seleção se estende por mais tempo.