REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, voltam às atividades presenciais nesta quarta-feira (2), para a conclusão do calendário letivo de 2021. Por enquanto, apenas uma turma retorna à sala de aula, no período da manhã.
Na próxima semana, mais precisamente na segunda-feira (7), será a vez de estudantes do curso de Educação Física iniciarem as atividades práticas, também pela manhã. À noite, mais três turmas de Enfermagem voltarão ao campus universitário. Nos dois casos, o objetivo é finalizar o cronograma de 2021.
Ainda no dia 7 de fevereiro, acadêmicos do quarto ano de Ciências Contábeis começarão as apresentações presenciais dos trabalhos de conclusão de curso.
A diretora do campus da Unespar em Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa, destacou que neste momento o número de estudantes que voltam para as salas de aula representa menos de 10% dos 2.047 alunos da instituição.
Há uma série de medidas de biossegurança para evitar a disseminação do coronavírus, por exemplo, uso obrigatório de máscaras faciais e higienização constante das mãos com álcool em gel. Além disso, a quantidade reduzida de estudantes permite manter o distanciamento. Outra exigência da Unespar para alunos, professores e agentes é a apresentação do comprovante de vacinação, atestando as duas doses.
Atividades presenciais – As aulas presenciais na Unespar foram suspensas a partir de 17 de março de 2020, pelo então reitor Antonio Carlos Aleixo. A resolução levava em conta o cenário pandêmico e a necessidade de prevenir o contágio.
Depois dessa determinação, somente as turmas de Enfermagem voltaram ao campus universitário, em maio de 2020, para cumprir as atividades práticas essenciais na formação dos acadêmicos. O restante seguiu com aulas remotas.
Conforme o calendário da Unespar, o calendário letivo de 2022 começará no dia 18 de abril, totalmente presencial. A diretora Maria Antonia Ramos Costa garantiu que todos os protocolos sanitários serão seguidos à risca.