REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Abrir as portas para a comunidade e apresentar as opções de formação em nível superior. Essa é a proposta da Mostra de Profissões da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece nos sete campi da instituição ao longo da próxima semana. Em Paranavaí as atividades serão quinta-feira (24), de manhã e à noite, e sexta-feira (25) apenas no período matutino.
A diretora do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa, explicou que as atividades são voltadas especialmente para estudantes do ensino médio ou pessoas que ainda não ingressaram na graduação, mas todos podem participar.
Durante a Mostra de Profissões, os visitantes conhecem o perfil de cada curso, recebem informações sobre o mercado de trabalho e têm contato com a estrutura do campus: salas de aula, laboratórios e núcleos de atendimento à comunidade. O evento “oportuniza o conhecimento”, sintetizou a professora Maria Antonia.
Ao longo desses quase 60 anos desde a fundação da então Faculdade de Letras e Filosofia de Paranavaí, em 1965, a instituição passou por transformações e ampliou as opções de cursos, atualmente totalizando 12 em Paranavaí e três no campus avançado de Loanda.
Em Paranavaí são ofertados: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Serviço Social e Pedagogia.
No caso de Loanda, são três cursos tecnólogos: Gestão de Turismo, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão de Produção Industrial.
Além do ensino, a Unespar promove projetos de pesquisa, iniciação científica e prática pedagógica. A intenção, disse a diretora do campus de Paranavaí, é “aperfeiçoar a formação acadêmica e colocar nossos alunos na prática”.
Outro foco de atuação é garantir ações voltadas diretamente para a comunidade, os chamados projetos de extensão. São exemplos os núcleos de atendimento gratuito para assistência jurídica, atendimento a crianças de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e acolhimento de mulheres vítimas de violência, só para citar alguns.
Direito na Comunidade – Dentro dessa proposta está o projeto Direito na Comunidade, programado para o próximo sábado (26), no Jardim Morumbi, das 8h30 às 12h. Os moradores poderão conversar com acadêmicos e professores do curso de Direito, tirar dúvidas e buscar orientações sobre demandas judiciais pendentes.
Até o final do ano serão promovidas outras edições do projeto: no Jardim São Jorge em setembro, no Jardim Ipê em outubro e na Vila Operária em novembro.
A professora Maria Antonia destacou que a ideia é “chegar perto da população” e reforçar um dos pilares da universidade, a extensão – além do ensino e da pesquisa.
Este ano, a Unespar forma a primeira turma do curso de Direito. Serão aproximadamente 40 acadêmicos concluindo a preparação acadêmica e dando mais um passo para se tornarem advogados. Desde que foi incluído na grade do campus da Unespar de Paranavaí, está entre os mais concorridos da instituição. A duração é de cinco anos.