Mais do que reunir números expressivos, o 5º Encontro Regional de Líderes Rurais do Sistema Faep cumpriu a missão de integrar gerações e fortalecer a base sindical rural do Paraná. Jovens que começam a trilhar seu caminho no agronegócio dividiram experiências e aprendizados com produtores mais experientes, criando uma engrenagem que impulsiona o setor rumo ao futuro.
Ao todo, mais de 2,4 mil lideranças e representantes de 162 sindicatos rurais participaram dos encontros realizados em 11 municípios de todas as regiões do Estado. Nesta edição, 29% dos participantes estiveram pela primeira vez em um dos encontros regionais, sinalizando a chegada de novas lideranças ao sistema sindical rural. O protagonismo feminino também marcou o ciclo de eventos, com 63% do público formado por produtoras rurais.
“Os encontros se consolidaram como espaço essencial para integração, capacitação e fortalecimento da representatividade. Essa energia dos jovens, aliada à sabedoria dos mais experientes, é o que vai garantir que nosso sistema sindical esteja preparado para defender os interesses dos produtores e enfrentar os desafios que estão por vir”, enfatiza o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
“O Sistema Faep trabalha para apoiar o produtor rural em todas as frentes, investindo em capacitação, formação de novas lideranças e na inclusão das famílias na gestão das propriedades, porque acreditamos que é na base sindical que começa a força do agro paranaense”, aponta Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema Faep.
Nos meses de junho e julho, os encontros percorreram os municípios de Maringá, Londrina, Jacarezinho, Tapejara, Campo Mourão, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Guarapuava, Prudentópolis, Tibagi e Araucária. A cada parada, lideranças sindicais, produtores rurais, parlamentares e representantes de instituições ligadas ao setor participaram de palestras, dinâmicas e rodas de conversa.
Presente nos encontros de Jacarezinho e Prudentópolis, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, destacou a importância da articulação promovida pelo Sistema Faep com as bases sindicais. “Essas reuniões criam protagonismo dentro do nosso setor. Isso é fundamental”, resume. “Precisamos fazer chegar lá na ponta informações verdadeiras sobre o agronegócio e mostrar a potência do nosso setor para os consumidores, que muitas vezes não têm noção do que enfrentamos para colocar comida na mesa”, afirma.