(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE MENTAL

Unidade de psicologia da Asafil é inaugurada em Paranavaí

Na manhã de segunda-feira (15), foi inaugurada em Paranavaí a unidade de psicologia da Associação de Apoio ao Adolescente e Família Filadelfia – Asafil. A entidade tem por objetivo prestar atendimento a jovens dependentes químicos e pessoas com transtorno mental grave.

Presidente da Asafil, Osésa Rodrigues diz que a entidade oferece atendimentos gratuitos a jovens de 12 a 18 e o tratamento é feito por meio de terapias.

“No processo terapêutico, os dependentes são livres para ir e vir e não precisam ficar internados. É dentro do processo que eles aprendem que a droga não traz benefícios”, conta Rodrigues.

A unidade de psicologia está localizada na Rua Pernambuco, centro. O agendamento pode ser feito pelo contato (44) 3900-1889. A associação possui parcerias com órgãos municipal e estadual.

Das vagas ofertadas, 60% são destinadas à Secretária Municipal de Saúde, 10% à Casa de Semiliberdade, 10% ao Centro de Socioeducação (Cense) e 20% para a população que procurar diretamente a associação.

Rodrigues também explica que os dependentes, assim que chegam à entidade, passam por uma triagem e que o tempo de tratamento depende de cada paciente. “É um processo individual.”

A solenidade de inauguração da unidade contou com presença de lideranças políticas e representantes da associação. Na ocasião também foi apresentado um projeto arquitetônico das futuras instalações de um centro de recuperação da Asafil. O proejto foi desenvolvido pela Èpyo Construtora.

A construção de aproximadamente 20 mil metros quadrados está prevista para o Distrito de Sumaré. O orçamento inicial da obra é de R$ 9 milhões, valor que está sendo buscado por meio de parcerias com a gestão municipal e Governo Estadual.

As futuras instalações terão capacidade de atender até 140 adolescentes, que serão separados em duas alas: feminina e masculina.

“A internação será de forma humaniza. Os pacientes terão terapia ocupacional na modalidade individual e grupo, cursos profissionalizantes, interação com a família, atividades esportivas e pista de skate”, diz Rodrigues.

Inauguração aconteceu na segunda-feira (15)
(Foto: Ivan Fuquini)
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: