Na manhã de segunda-feira (15), foi inaugurada em Paranavaí a unidade de psicologia da Associação de Apoio ao Adolescente e Família Filadelfia – Asafil. A entidade tem por objetivo prestar atendimento a jovens dependentes químicos e pessoas com transtorno mental grave.
Presidente da Asafil, Osésa Rodrigues diz que a entidade oferece atendimentos gratuitos a jovens de 12 a 18 e o tratamento é feito por meio de terapias.
“No processo terapêutico, os dependentes são livres para ir e vir e não precisam ficar internados. É dentro do processo que eles aprendem que a droga não traz benefícios”, conta Rodrigues.
A unidade de psicologia está localizada na Rua Pernambuco, centro. O agendamento pode ser feito pelo contato (44) 3900-1889. A associação possui parcerias com órgãos municipal e estadual.
Das vagas ofertadas, 60% são destinadas à Secretária Municipal de Saúde, 10% à Casa de Semiliberdade, 10% ao Centro de Socioeducação (Cense) e 20% para a população que procurar diretamente a associação.
Rodrigues também explica que os dependentes, assim que chegam à entidade, passam por uma triagem e que o tempo de tratamento depende de cada paciente. “É um processo individual.”
A solenidade de inauguração da unidade contou com presença de lideranças políticas e representantes da associação. Na ocasião também foi apresentado um projeto arquitetônico das futuras instalações de um centro de recuperação da Asafil. O proejto foi desenvolvido pela Èpyo Construtora.
A construção de aproximadamente 20 mil metros quadrados está prevista para o Distrito de Sumaré. O orçamento inicial da obra é de R$ 9 milhões, valor que está sendo buscado por meio de parcerias com a gestão municipal e Governo Estadual.
As futuras instalações terão capacidade de atender até 140 adolescentes, que serão separados em duas alas: feminina e masculina.
“A internação será de forma humaniza. Os pacientes terão terapia ocupacional na modalidade individual e grupo, cursos profissionalizantes, interação com a família, atividades esportivas e pista de skate”, diz Rodrigues.