O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, os prefeitos do Noroeste do Paraná e a diretoria da Santa Casa de Paranavaí avaliarão as possibilidades de gestão da nova estrutura do hospital. A informação é do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que visita a região nesta terça-feira. A expectativa é que dentro de 90 a 120 dias a Unidade Morumbi já esteja em funcionamento.
Ratinho Junior disse que com as taxas de internações por Covid-19 em queda em todo o Estado, será possível voltar o foco para as cirurgias eletivas. Trata-se de uma demanda reprimida por meses, avaliou o governador. “Estamos preparando os hospitais regionalmente para fazer as filas diminuírem o mais rápido possível.”
A Unidade Morumbi da Santa Casa, complementou, vai ajudar a reestruturar a rede hospitalar do Paraná. O início das atividades faz parte da estratégia de descentralização da saúde. Com isso, em vez de se deslocarem para outros centros em busca de atendimento médico, os pacientes dos 28 municípios do Noroeste do Paraná terão acesso aos procedimentos em Paranavaí.
Depois de conversar com diretores da Santa Casa, Ratinho Junior concedeu entrevista coletiva à imprensa. Seguiu, então para o espaço onde será instalada a Agroceres Pic, especializada em produção de suínos e aprimoramento genético. A programação na região também inclui passagens por Diamante do Norte e Nova Londrina. (Reinaldo Silva)