REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A menos de 10 dias para o início das cirurgias eletivas na Unidade Morumbi da Santa Casa, as expectativas estão elevadas. O funcionamento do hospital “deve resolver os problemas de toda a região”, avalia o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar), Freonizio Valente, prefeito de Santa Isabel do Ivaí.
Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, foi necessário ampliar a oferta de leitos hospitalares para atender casos moderados e graves da doença. O rearranjo da estrutura de saúde exigiu a interrupção das cirurgias eletivas, assim chamados os procedimentos que não são considerados de urgência. “Estamos com a demanda reprimida, pacientes esperando há muitos anos”, disse Valente.
Inicialmente funcionarão 38 leitos, todos para o Sistema Único de Saúde (SUS), com aumento gradativo até a capacidade total da Unidade Morumbi, 108 leitos. Serão oferecidas 312 cirurgias eletivas por mês, abrangendo diferentes especialidades, por exemplo, otorrinolaringologia, ginecologia, urologia, ortopedia e neurocirurgia.
A partir do dia 3 de abril, a Santa Casa receberá os pacientes com procedimentos agendados e fará toda a preparação. As cirurgias começarão no dia seguinte, 4 de abril. Nesta primeira fase, a Unidade Morumbi reunirá aproximadamente 100 funcionários. Quando atingir a capacidade plena, com os 108 leitos, serão 400 pessoas trabalhando no hospital.
Para a abertura da nova estrutura foi necessário que a Santa Casa de Paranavaí assinasse convênio com o Governo do Estado e com as prefeituras da região. Os contratos garantirão repasse de mais de R$ 14 milhões por ano.
Os municípios de Loanda, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná não estão incluídos no novo convênio. Esperam a habilitação do Hospital Santa Catarina, de Loanda, para também oferecer cirurgias eletivas. Os trâmites legais junto ao Governo Federal já estão em andamento, garantiu o presidente do CIS/Amunpar.
Enquanto isso, as prefeituras dos sete municípios seguem com os encaminhamentos de pacientes para serem submetidos aos procedimentos eletivos na ala central da Santa Casa de Paranavaí, onde são realizadas 150 cirurgias por mês, divididas para todo o Noroeste do Estado.