REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os cursos técnicos apresentam características favoráveis para o estudante e o mercado de trabalho: com duração média de 1 a 2 anos e enfoque prático, formam profissionais para diferentes áreas de atuação. Em Paranavaí, o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, Unidade Polo, é uma opção para quem busca essa modalidade de ensino.
São quatro cursos técnicos subsequentes, para concluintes do Ensino Médio, e quatro integrados, destinados a egressos do Ensino Fundamental. As inscrições vão até 28 de outubro e devem ser feitas presencialmente na secretaria do colégio.
As aulas dos cursos subsequentes são ministradas à noite. As possibilidades são Técnico em Enfermagem (4 semestres), Técnico em Estética (3 semestres), Técnico em Saúde Bucal (4 semestres) e Técnico em Prótese (4 semestres).
A divulgação dos classificados para a entrevista será no dia 31 de outubro, às 21h. Deverão comparecer para a entrevista propriamente dita no dia 1º de novembro, a partir das 19h. O resultado final será conhecido em 3 de novembro. As aulas começarão em fevereiro de 2023.
Para quem concluiu o Ensino Fundamental, os cursos integrados unem Ensino Médio e Educação Profissional. Na Unidade Polo, as opções são Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (3 anos, manhã ou tarde), Técnico em Enfermagem (4 anos, integral), Técnico em Estética (3 anos, tarde) e Técnico em Farmácia (3 anos, manhã).
A divulgação do resultado final está prevista para 3 de novembro, às 21 h. A palestra inaugural será realizada no primeiro dia de aula, em fevereiro de 2023.
Documentos – Interessados devem apresentar cópias legíveis dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou de Casamento;
RG e CPF (do aluno) e CPF do responsável (caso seja menor);
Conta de luz atualizada (últimos três meses);
Número de Identificação Social (NIS) e extrato bancário (caso seja beneficiário de programas federais);
Histórico Escolar (acompanhado do documento original) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – os alunos que concluirão o EM este ano também deverão ter em mãos as declarações de matrícula e frequência;
E para bolsistas em escola particular, declaração que comprove a condição.