Morador de Paranavaí Luciano Aparecido Ribeiro transmitiu aos filhos Pedro e Gabriel a paixão pelas artes marciais e hoje compartilha com eles o prazer de se dedicar ao esporte
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Mais do que o amor entre pais e filhos, o que une a vida dos paranavaienses Luciano Aparecido Ribeiro, de 45 anos, Pedro Henrique Teixeira Ribeiro, de 17 anos, e Gabriel Teixeira Ribeiro, de 15 anos, é o amor pelos tatames. Apaixonado pelas artes marciais, Luciano fez questão de transmitir a afeição pela prática de atividade física aos dois filhos mais velhos, e hoje compartilha com eles o prazer de se dedicar ao esporte, fortalecendo, de forma pouco convencional, a relação entre pai e filhos.
O que hoje faz parte da rotina da família começou por incentivo do pai à adoção de uma vida ativa. Luciano diz que sempre considerou o exercício físico fator importante para a saúde física e mental, e fez questão de transmitir isso aos filhos.
Desde a infância dos meninos, colocou o esporte como parte central da rotina, não importando a modalidade escolhida por eles. Mas a paixão pelas artes marciais, que para Luciano vem desde a adolescência, foi herdada também por Pedro e Gabriel, criando uma afinidade ainda maior entre os três.
Há dois anos e meio, eles compartilham uma rotina de treinos de jiu-jitsu e transformam a prática em muito mais que um esporte. Hoje, o dia a dia nos tatames permitiu a criação de um elo de companheirismo, respeito e crescimento pessoal.

Surpreendentemente, o gosto pela luta começou por Pedro e Gabriel. Mas apenas dois meses depois, os jovens fizeram o convite para que o pai se juntasse a eles nos treinos. “É muito bacana acompanhar os filhos e compartilhar essa fase da vida com eles, ver a evolução deles como pessoas”, afirma Luciano.
Dentro do tatame, a relação é equilibrada e flui de forma natural. O pai vira parceiro de treino. “Levamos bem a sério, independentemente de ser pai e filhos. Às vezes eu corrijo eles e eles também me corrigem”, explica.
Para Luciano, compartilhar momentos como esses têm ampliado a parceria que já tinha com os filhos. Essa troca constante fortalece a conexão entre os três, e tem rendido memórias únicas. “Todos os momentos são especiais. Procuro servir de exemplo para meus filhos, para que quando sejam pais façam igual ou melhor.”

Os valores do esporte, importantes para o pai, são ensinados espontaneamente aos meninos: respeito, disciplina, companheirismo e humildade. Para Luciano, mais do que vínculos de afeto, a relação de proximidade entre os três e a luta têm o ajudado a criar homens íntegros. “Sei que meus filhos estão se tornando homens responsáveis, e que posso confiar cada dia mais nas decisões que venham a tomar.”
Pedro e Gabriel veem na presença do pai durante esse momento de descontração um suporte importante e valorizam a conexão criada. “É uma experiência muito gratificante, porque se não estou motivado ou busco alguma forma de melhorar, posso olhar para o meu irmão e para meu pai e saber que eles podem me ajudar”, diz Pedro. “Meu pai comigo me traz segurança, me sinto confiante e busco não decepcioná-lo”, acrescenta Gabriel.