REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Hoje é dia de paralisação dos professores de todas as universidades estaduais paranaenses. O objetivo é cobrar a aprovação do plano de cargos, carreiras e salários da categoria, uma promessa do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, segundo a Seção Sindical dos Docentes da Unespar (Sindunespar).
Pela manhã, representantes de todos os campi se reunirão na Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, em Curitiba. À tarde, o grupo seguirá para a Assembleia Legislativa do Paraná.
Diretora da Sindunespar, da Universidade Estadual do Paraná, Marília Gonçalves Dal Bello informou que a orientação para os professores que permanecerem nos campi é não ministrar aulas, mas promover atividades com os acadêmicos e a comunidade. Em alguns campi haverá panfletagem ou palestras sobre o tema, o que a diretora da Sindunespar chamou de movimentação política.
Ela lembrou que os professores universitários mantiveram o estado de greve, ou seja, legalmente podem parar por tempo indeterminado a qualquer momento e retomar a suspensão das aulas da mesma forma que fizeram em maio deste ano. Tudo dependerá da resposta do Governo do Paraná, disse Marília Gonçalves Dal Bello.
O calendário de aulas voltará ao normal na quarta-feira (23).