REINALDO SILVA
Da Redação
Depois de 570 dias de serviços prestados em estrutura improvisada no Jardim Morumbi, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranavaí está de volta à região central da cidade. “Estávamos provisoriamente lá, porque não queríamos montar uma UPA de campanha, uma tenda. Sabíamos que não estávamos no lugar adequado, mas fizemos o melhor, da melhor maneira possível, para atender a população”, disse a secretária municipal de Saúde, Andréia Vilar.
A mudança para a Santa Casa, em 29 de maio de 2023, foi necessária em razão da reforma do prédio da UPA 24 horas. Entre as obras incluídas no contrato: troca total do telhado e do forro de gesso, pintura interna e externa, reparos nas janelas, correções de problemas na edificação e readequação da acessibilidade. O investimento ficou acima de R$ 1,1 milhão.
O contrato com a empresa executora da reforma previa o limite de 300 dias para a conclusão. No entanto, houve paralisação por vários meses, e a administração municipal ingressou com processos administrativos. “Tivemos vários percalços, mas agora estamos finalizando”, reiterou a secretária.
O maior prejuízo pela demora não recaiu sobre os cofres públicos, afinal a prefeitura não incrementou o valor financeiro. Conforme Andréia Vilar, houve, sim, perdas no atendimento à população e nas condições de trabalho dos servidores.
RETORNO – O retorno da UPA ao prédio no centro da cidade começou há aproximadamente 15 dias, com a limpeza de todo o espaço, o transporte de móveis, equipamentos e insumos e, por fim, o atendimento aos pacientes – esse último desde quinta-feira (19). O processo se deu de forma gradativa, culminando no funcionamento pleno a partir desta sexta-feira (20).
A secretária de Saúde explicou que a missão essencial da UPA 24 horas é atender caso de urgência e emergência. Mesmo assim, há pacientes que poderiam ser recebidos nas unidades básicas de saúde, sensíveis à atenção primária, que se direcionam à UPA.
O quadro de saúde de quem chega é avaliado e classificado de acordo com a gravidade, procedimento que determina a ordem de prioridade.
Em 2025, Andréia Vilar permanecerá à frente da pasta. A nomeação foi confirmada recentemente pelo futuro prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen. Pensando nas ações da próxima gestão, a secretária de Saúde adiantou que existe um estudo de viabilidade para que a administração municipal ofereça café da manhã e lanche da tarde aos pacientes internados.
A UPA não tem como característica fazer a internações, mas é comum que as pessoas esperem por vagas hospitalares em leitos da Unidade de Pronto Atendimento.
Ainda falando sobre as possibilidades para os próximos anos, a secretária de Saúde manifestou interesse em substituir os móveis da UPA. “Então, as macas serão boas, com condições boas. Já existe um planejamento para isso.”
SERVIÇO – A UPA 24 horas voltou a funcionar na Avenida Presidente Tancredo Neves, 5.390, Vila Yara. Os atendimentos são realizados diariamente, sem interrupções, conforme o nome define, 24 horas.