A usina de energia solar fotovoltaica construída pela Quantum Engenharia para o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) entrou em operação. Inaugurada no dia 12 de dezembro de 2024, o sistema conta com 10.780 módulos bifaciais de 555W (watts) e 40 inversores de 125kW (kilowatts), o que resulta em uma potência instalada de 5MW (megawatts). A estimativa é que anualmente a usina atenderá um terço da necessidade energética de todas as unidades do Tribunal.
O complexo integra o programa “Paraná Energia Sustentável” e foi construído em uma região bem ensolarada junto à Rodovia Contorno do Anel Viário (BR 158), em uma área de 242.000 metros quadrados no bairro Vila Guarujá, no município de Campo Mourão, região noroeste do estado.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
A energia elétrica gerada a partir da luz solar será transmitida para a rede da Copel (Companhia Paranaense de Energia), que utilizará o Sistema de Compensação de Energia Elétrica previsto na Resolução Normativa nº 482/2012 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Assim, a Copel abaterá a energia recebida daquela que for consumida pelo TJPR, resultando na redução das despesas do poder judiciário paranaense com os gastos de eletricidade.
O engenheiro Gilberto Vieira Filho, diretor-presidente da Quantum Engenharia, destaca a importância do investimento em energias renováveis. “A geração da energia solar proporcionou uma verdadeira revolução em termos energéticos em todo o mundo. Vinda do Sol, que é uma fonte infinita, a energia solar é ambientalmente correta e beneficiará diretamente o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com economia na conta de luz, e indiretamente todas as pessoas, por ser limpa e renovável”.
Em dezembro, a energia de fonte solar fotovoltaica atingiu a marca de 20,9% (50.675MW) da Matriz Elétrica Brasileira, segundo levantamento realizado pela Absolar. E o Paraná ocupa o 4º lugar no ranking estadual de geração distribuída, com 3.104,9 de potência instalada (MW).