A V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Paraná começa nesta terça-feira (14) com a participação de mais de 500 pessoas. O evento é organizado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, e acontece em Curitiba, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.
Serão debatidos assuntos relacionados ao segmento com a intenção de assegurar os direitos da pessoa com deficiência. “A inclusão de pessoas com deficiência é bandeira que a nossa Secretaria defende com muito entusiasmo. Agradecemos aos parceiros que têm a inclusão como prioridade”, afirma o secretário Ney Leprevost.
A abertura terá uma palestra do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Claudio de Castro Panoeiro, e da médica Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, consultora nas áreas de direitos humanos e políticas públicas.
A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná será composta por quatro eixos temáticos: estratégias para manter o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas; financiamento de políticas públicas para a pessoa com deficiência; e acessibilidade e Tecnologia Assistiva.
O chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes, destacou que o Paraná tem a missão de fazer com que as pautas que estão sendo tratadas não fiquem apenas no papel. “Temos um caminho enorme pela frente, dentro de vários eixos. Um deles é o incentivo aos municípios para a criação dos Conselhos Municipais de Políticas para Pessoa com Deficiência. Por isso essa conferência nacional em Curitiba é tão importante: ajudará a levar conhecimento nessa área para todo o País”, afirma.
Os participantes do evento poderão realizar visitas com o acompanhamento da equipe do Museu Oscar Niemeyer (MON) à exposição de esculturas do programa “MON Para Todos” e também ao espaço expositivo.