Todos os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza devem ter muita atenção para não perder a chance de tomar a dose da vacina.
A vacinação para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários termina no dia 3 de junho. Depois desta data, a Secretaria de Saúde de Paranavaí, através da coordenação de Imunização, farão a aplicação das doses remanescentes na população em geral e não haverá mais atendimento prioritário.
Em Paranavaí, doze salas de vacina que ficam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão fazendo a aplicação das doses contra Influenza esta semana. A população pode receber as doses nas UBSs Três Conjuntos, Coloninha, Campo Belo, Celso Konda, Jaraguá, Morumbi, Ouro Branco, Jardim Maringá, Zona Leste, Monte Cristo, São Jorge e Graciosa. As salas de vacina ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
Até o dia 3 de junho, as doses estão sendo aplicadas exclusivamente para os seguintes grupos prioritários: idosos acima de 60 anos; profissionais de Saúde ativos; crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
Prefeitura de Paranavaí