A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde, vão realizar uma ação especial de vacinação em massa nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, no Centro de Eventos, com horário estendido das 8h às 18h. A ideia do mutirão especial é acelerar a cobertura vacinal completa contra o Coronavírus, incentivando os “atrasadinhos”, que já estão dentro do prazo, mas ainda não tomaram a 2ª dose ou a dose de reforço da vacina.
“Também vamos dar início a uma mudança importante na aplicação da 3ª dose dos idosos. A partir desta quarta-feira (24), o intervalo para os idosos com mais de 60 anos receberem a dose de reforço passa a ser de no mínimo 5 meses após a imunização com a 2ª dose”, explica a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Barbaço.
Além de completar o ciclo vacinal da maior parte possível da população, a Sesau também continua disponibilizando a 1ª dose para todas as pessoas maiores de 12 anos.
Cronograma – Nesta quarta-feira, dia 18, acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina para os seguintes grupos:
– 1ª dose: pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;
– 2ª dose: todos os imunizantes (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer), de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina;
– 3ª dose: pessoas idosas com 60 anos ou mais (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 5 meses); pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias); e profissionais de Saúde ativos (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 6 meses).
As pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.
1ª dose – Para receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.
A exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.
2ª dose – Para receber a 2ª dose dos três imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).
Para a aplicação da 2ª dose, deve-se respeitar a data indicada no Cartão de Vacina.
3ª dose – Para receber a 3ª dose, os idosos com mais de 60 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Lembrando que, para os idosos com mais de 60 anos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 5 meses após a imunização com a 2ª dose.
No caso de idosos com mais de 60 anos que estejam acamados, as terceiras doses serão aplicadas nos domicílios pelas equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família).
Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo em anexo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.
Indivíduos com alto grau de imunossupressão deverão ter o intervalo para a dose de reforço de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.
No caso dos profissionais de Saúde ativos, basta se dirigir até o Centro de Eventos e apresentar: documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina, Carteira Profissional da Categoria (para comprovação de atuação na área) e um comprovante de vínculo empregatício com CNPJ da empresa.
Lembrando que, para receber a 3ª dose, os profissionais de Saúde devem ter sido imunizados com a 2ª dose há pelo menos 6 meses.
Atualização do Cartão SUS – Como informado desde o início da ação de imunização contra Covid-19, todas as pessoas que forem receber doses da vacina, de qualquer imunizante, devem apresentar o Cartão SUS atualizado.
O Cartão SUS deve ser atualizado em dois casos: caso haja mudança de endereço, especialmente de cidade; e quando o cartão não inicia com o número 7.
A atualização do Cartão SUS pode ser feita diretamente na UBS de referência ou ainda pela internet, através do aplicativo Conecte SUS. Através do aplicativo, também é possível manter uma versão digital do seu Cartão SUS, sem necessidade de impressão.