Valdileia Martins está classificada para a final do salto em altura do Jogos Olímpicos de Paris. A prova que vale medalha está marcada para o domingo às 14h55. Natural de Querência do Norte, ela se classificou para a decisão nesta sexta-feira (2), primeiro dia de provas do atletismo.
Nas qualificatórias, a competidora conseguiu um salto de 1,92m e avançou na 12ª posição. Ela não completou todas as tentativas, pois torceu o tornozelo durante a prova, situação que ainda gera dúvida sobre a participação da competidora na disputa da medalha.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) emitiu uma nota dizendo que o atleta teve uma entorse e já iniciou os tratamentos. “O médico André Guerreiro, que acompanha a delegação do atletismo, informou que a atleta teve “uma entorse no médio pé esquerdo (na tentativa de 1,95 m), apresenta dor no local e edema moderado”. Mas já começou o tratamento intensivo com medicamentos e fisioterapia para saltar na final”.
Ao saltar a marca de 1,92m, Valdileia igualou o recorde brasileiro da prova, estabelecido há 35 anos. Com a classificação para os jogos, ela também quebrou um tabu de quase 50 anos, período que Brasil não teve uma representante na prova do salto em altura.