EXPLICANDO OS PRAZOS ELEITORAIS
Acabou ontem o prazo da chamada janela partidária, período em que os vereadores puderam mudar de sigla sem perder o mandato por infidelidade partidária. Significa que os times para os detentores de mandato nas câmaras de vereadores já estão escalados para o pleito de 6 de outubro, quando serão renovados os mandatos dos legislativos e eleitos novos prefeitos e vices. Mas o prazo para simples filiação partidária acaba hoje. Quem vai pleitear cargos eletivos neste ano deve estar filiado até este sábado. Certamente serão muitas reuniões até o fim do dia. Na semana que vem, o cenário estará mais claro. Próximas emoções são reservadas para as convenções, programadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto.
CIDADANIA NA VILA
Nesta sexta-feira, o Diário do Noroeste publicou matéria sobre os trabalhos de infraestrutura para isolamento dos entulhos e lixo no chamado buracão da Vila Operária. Cercado, com monitoramento e segurança, a ideia é que o local deixe de ser depósito para todo tipo de lixo irregular por parte dos moradores de outras áreas da cidade e que vão lá apenas para se livrarem dos seus rejeitos. O trabalho de isolamento feito pelo município é o desfecho de uma longa batalha e cumprimento de decisão judicial. Viva a cidadania.
A DENGUE NÃO SAI DE CENA
Parece repetitivo, mas necessário. A dengue continua fazendo muito mal para a saúde da comunidade e afetando também, em certa medida, a economia das cidades. Na região de Paranavaí, por exemplo, 22 municípios estão oficialmente em epidemia, conforme levantamento da 14ª Regional de Saúde. São 8.876 casos confirmados na área da Amunpar com seis mortes. Apenas em Paranavaí são três óbitos e 4.678 confirmações. Em meio ao caos que a dengue promove na saúde pública, há esperança por conta das boas iniciativas. Nesta sexta-feira, por exemplo, escolas de Paranavaí fizeram várias ações de conscientização e cuidados.
CUIDADOS BÁSICOS
Para reduzir os riscos da dengue, os cuidados continuam sendo relativamente simples. Levando em conta que cerca de 75% dos focos estão dentro das residências, bastam 10 minutos de verificação e limpeza para eliminar os criadouros. Eliminar a água parada em qualquer quantidade é o básico para o sucesso da missão. Ao trabalho.
BRASÃO ENDINHEIRADO
Na última quarta-feira a coluna repercutiu nota citando o caso do desembargador do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brasão. Em síntese foi dito que ele ficou afastado (com remuneração) do TCE por seis anos, suspeito de corrupção e fraude. Ocorre que, após o período, reivindicou o direito a 360 dias de férias. Essa é só a metade da história. Nesta quinta-feira foi confirmado que o Estado pagou R$ 581 mil referentes ao direito. O pagamento foi efetuado no dia 11 de março e houve proibição da Justiça no dia 23. Portanto, quando a grana caiu na conta não existia nada que impedisse. Agora só a Justiça pode mandar devolver, mas, se conseguir, dará um trabalhão.
PIOR AINDA
Domingos Brasão está sem trabalhar mais uma vez, pois mudou de endereço e está a 3.384 quilômetros da sede do TCE do Rio. Agora o “trabalhador” habita o presídio federal de Porto Velho, Rondônia. Ele foi preso por decisão do STF, suspeito de envolvimento nos assassinatos da vereadora carioca Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, ocorridos há 6 anos. Ele nega o crime e alega que nem conhecida a vítima. O irmão de Domingos, deputado Chiquinho Brasão, também está de “casa nova”, no presídio federal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, igualmente suspeito de envolvimento na morte da vereadora e seu motorista.