EX-VEREADORES PLANEJAM VOLTAR
A eleição para vereador em Paranavaí terá uma característica diferente no pleito de outubro próximo: muitos ex-vereadores tentarão voltar. Um dos fatores é a elevação do número de cadeiras – de 10 para 15, o que em tese torna mais viável o sucesso nas urnas. Mas quem analisa política municipal lembra que também o número de postulantes vai aumentar, tornando a busca pelos votos uma batalha ainda mais ferrenha. A ver.
QUEM VAI
A lista está longe de ser fechada, mas alguns nomes de ex-vereadores são certos na disputa. O Progressistas deve apresentar na sua lista o ex-vereador Antônio Carlos Utrilla. A direção confirma também que Cláudio Sabino está regularmente filiado e apto a disputar. Ele foi presença no recente encontro do partido, sinal de que está de olho. O PT vai confirmar na lista de futuros postulantes o ex-vereador professor Carlos João. Por outro lado, o ex-edil Leonildo Giabardo não pleiteará novo mandato. Por fim, ainda no lado petista, está decidido que entre os irmãos Moreira é o Josival que vai para a disputa, portanto, reeleição. Milton Hipólito, o Miltão, se definiria entre o Progressistas e o PL para mais uma disputa, enquanto Claudemir Barini finalizava os contatos nesta terça-feira para também se viabilizar. Mancha da Saúde se alojará na federação Cidadania/PSDB. Gabriel Back, igualmente ex-vereador, é pré-candidato pelo PSB. Certamente outros nomes também estudam caminhos para nova jornada política em 2024.
GABRIEL
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranavaí, Gabriel Luiz já se definiu pela pré-candidatura a vereador. Restava a definição sobre a sigla. Ele está no AGIR e a tendência nesta semana era que permaneceria. Chegou a ser sondado pela federação liderada pelo PT. Mas ainda restavam conversas com grandes líderes locais que devem encabeçar chapas com potencial de vitória em 6 de outubro.
E O SERGIO MORO?
Um final de semana de muita expectativa para o senador Sérgio Moro. Na segunda-feira o Tribunal Regional Eleitoral retoma o julgamento que pode cassar o seu mandato por abuso do poder econômico. Por enquanto o placar está 1×1, já que o relator Luciano Carrasco Falavinha Souza votou pela absolvição, enquanto o revisor José Rodrigo Sade votou pela cassação. O julgamento foi paralisado porque a desembargadora Cláudia Cristina Crystofani pediu vista, isto é, mais tempo para proferir o voto. Qualquer que seja o resultado caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE – quando o cenário será sacramentado.
UNIVERSIDADES ESTADUAIS SE DESTACAM
As universidades estaduais do paraná se destacaram no Índice Geral de Cursos (IGC) calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. A maior pontuadora foi a Unioeste, que conseguiu nota máxima – 5 – considerado desempenho muito alto. Já a UEL, UEM, UEPG, Unicentro, UENP e Unespar atingiram nota 4, caracterizada como alto. Além da Unioeste apenas a Universidade Federal conseguiu o desempenho máximo no Estado. Paranavaí possui campus da Unespar, hoje presente também em Loanda.
DIA DAS MÃES
Parece cedo, mas não é. Comerciantes já se preparam para a maratona de vendas do Dia das Mães, em 12 de maio. Portanto, falta pouco mais de um mês para aquela que é considerada a segunda data mais importantes em termos de resultados, o segundo Natal como apontam lojistas. Em Paranavaí já é possível ver algumas marcas indicando a importante comemoração. Um comerciante disse à coluna nesta quinta-feira que o setor de confecções aposta na queda da temperatura para impulsionar a venda de roupas de inverno e de meia estação. A conferir.