MORO VENCE O PRIMEIRO ROUND
O senador Sergio Moro venceu, com folgas, o primeiro round do processo que pede a cassação do seu mandato por suposto excesso de gastos na campanha. A denúncia básica é que ele teria investido mais do que o teto permitido e por ter desequilibrado o processo eleitoral quando fez pré-campanha para presidente da República e acabou disputando o Senado. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) deu razão ao ex-juiz por um placar relativamente cômodo: 5×2. Ganha ânimo para os novos desafios no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde analistas avaliam que a batalha será mais difícil. No Paraná apenas os dois desembargadores, nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, votaram pela perda de mandato de Moro.
VÃO RECORRER
Duas ações, unificadas pela Justiça, pedem a cassação de Moro. Uma foi apresentada pelo PL e outra pelo PT, integrante da federação com o PV e PCdoB. Há por parte do PL um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para que o diretório estadual não recorra, aceitando a decisão do TRE. Por outro lado, lideranças paranaenses do partido não cogitam tal possibilidade. Estudam, antes da instância máxima, entrar com os chamados embargos infringentes que, em linhas gerais, é pedido de detalhamento da sentença e itens técnicos, sem julgar o mérito. Também o PT pretende recorrer ao TSE, instância onde espera reverter o resultado. O que sair no TSE será definitivo. Há apostas otimistas de que o ex-juiz preservará o mandato, cenário bem diferente do que se viu no final de 2023. A ver.
DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
No próximo sábado as pessoas que têm direito devem se dirigir aos postos de vacina para imunização contra a gripe. Os índices ainda são baixos e, por isso, o esforço especial. Nada impede que a pessoa procure imediatamente o posto, de acordo com o funcionamento em cada cidade. O chamado Dia “D” é um instrumento para divulgar e falar da importância de se vacinar. A gripe é uma doença grave e, dependendo da evolução, também pode matar. Por isso, a importância de se proteger.
QUEM PODE TOMAR A VACINA DA GRIPE?
Estão elencadas como grupos prioritários 4.574.841 pessoas para receberem a vacina no Paraná. São elas: crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; e pessoas com mais de 60 anos. Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); e trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Trata-se de um dever cívico.
A CONTA DE LUZ
Medida provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve promover uma redução da tarifa de energia elétrica entre 3,5% e 5%. No entanto, analistas do setor acreditam no chamado “efeito rebote” a partir de 2029, quando pode haver aumento na casa de 7%. Trata-se de um subsídio de caráter transitório, alegam. A expectativa é pelo tamanho do impacto da medida na queda da inflação, que deu sinais de arrefecimento, desacelerando 0,16%. O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,93%, conforme aponta o IBGE.
LUTO
A fotojornalista Elza Fiúza morreu na madrugada desta quarta-feira (10) em Brasília aos 74 anos, após sete anos de luta contra um câncer. A informação foi confirmada pela família. Elza trabalhou na Agência Brasil por três décadas. Iniciou na extinta Radiobras, em 1986, e seguiu na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) até 2016, quando deixou o fotojornalismo por meio de um programa de demissão voluntária (PDV). À época, a saúde já dava sinais de fragilidade. Ela também foi fotógrafa do Correio Braziliense. Uma grande personalidade do jornalismo na capital federal. Informações da Agência Brasil.